O recadastramento dos corretores de
seguros, pessoas físicas, que está chegando ao final, traz alguns
dados surpreendentes. Segundo o mais recente levantamento feito
pelo Ibracor, até o momento, 11.022 pedidos foram indeferidos pela
Susep. Isso representa 19,5%, ou quase um quinto do total de 56.401
solicitações feitas.
Em contrapartida, outros 45.023
profissionais já estão com sua situação regularizada e podem operar
normalmente. Todos esses corretores de seguros também estão aptos a
solicitar a sua carteira de identidade profissional.
De acordo com o Ibracor, há ainda
132 processos em “exigência preliminar” ou “revisão segunda
exigência”.
Além desses, 172 não foram
finalizados.
A autorreguladora explica que os
corretores cujos pedidos foram indeferidos estão, neste momento,
sem registro profissional e assim permanecerão até que regularizem
sua situação na autarquia, o que deve ser feito através de uma nova
solicitação de recadastramento por meio do seguinte endereço
eletrônico:
https://www2.susep.gov.br/safe/menumercado/CadastroCorretores/inicioPesFis.asp?modulo=RF
Para os pedidos não finalizados, o
Ibracor recomenda que os profissionais nessa situação verifiquem se
está correto o preenchimento dos dados nos campos indicados. Feito
isso, basta clicar em salvar o cadastro e verificar o recebimento
de dois e-mails da Susep.
O primeiro e-mail informará o
número do seu pedido e o segundo e-mail trará um link, no qual o
solicitante deverá clicar para realizar a confirmação do seu pedido
e poder continuar com o processo.
A não finalização do pedido, no
prazo de até 60 dias, acarretará o cancelamento da solicitação,
conforme prevê a Circular 552/17 da Susep.
Para mais informações, os
corretores de seguros podem consultar as Circulares 552/17 e 558/17
da Susep, o Portal do Ibracor e os Sindicatos filiados à Fenacor,
ou entrar em contato nos telefones disponibilizado pela Susep (21-
3233-4146 e 3233-4045) e Ibracor (21-3509-7070).