A Zurich adotou a plataforma digital de gestão gamificada
Robbyson, que foi desenvolvida pela AeC e permite que os operadores
acessem de forma divertida e simplificada seus índices de
desempenho e vejam quantos pontos ganharam com eles em relação às
metas estabelecidas pela companhia. Os pontos gerados pelo bom
desempenho podem ser trocados por prêmios, que vão de mochilas a
dias de folga.
A inovação faz uso do formato de jogo, com pontuações
individuais, para auxiliar no controle de qualidade da Central de
Atendimento da empresa, e gerou melhorias nos indicadores de
produtividade logo nos primeiros meses.
“Entre junho e agosto de 2018, observamos que a média de
ausência do operador no posto de trabalho caiu 1,24%, enquanto o
tempo de permanência no posto teve crescimento de 4,73%”, revela
Manuel Rodrigues, COO da Zurich.
Os ganhos com a nova aquisição também puderam ser medidas no
trato com o cliente, que recebe atendimento até 14% mais rápido do
que aqueles registrados em outros períodos. A satisfação interna na
companhia também teve saldo positivo. Em uma escala de 0 a 4
pontos, foi percebido um salto de 3,15 em junho, para 3,23 em
agosto.
“A Zurich entende que essa nova
ferramenta é uma das chaves para gerar um movimento de melhorias de
forma gradual, com impacto direto na satisfação do cliente e, na
outra ponta, no clima organizacional na área de atendimento”,
completa Rodrigues.