Por meio do modelo, uma equipe
dedicada proporciona atendimento humanizado e personalizado com
foco na resolutividade para segurados
SÃO PAULO – A SulAmérica, maior
seguradora independente do País, está reorganizando o atendimento
em saúde para aprimorar ainda mais a experiência do cliente. A
proposta é inserir o segurado no centro do cuidado, com uma jornada
coordenada e efetiva. Uma das iniciativas da seguradora tem base no
modelo de Atenção Primária à Saúde (APS), que prevê cuidado
integral do paciente e já está disponível na capital paulista. Em
três meses, o projeto já atingiu uma resolutividade de 97% e um
nível de satisfação de 89%.
Na prática, a Atenção Primária à
Saúde coloca o indivíduo (não a doença) no centro da atenção, vale
para todas as fases de sua vida (da infância à terceira idade) e
atende à maioria das questões de saúde da população. Em suas
publicações, a Organização Mundial da Saúde aponta que cerca de 80%
dos problemas de saúde podem ser resolvidos pelo médico de família.
Dessa forma, todos os elos da cadeia de assistência à saúde se
beneficiam: a seguradora, os prestadores de serviços e,
especialmente, os segurados, já que essa abordagem previne o
surgimento de doenças, além de evitar complicações de doenças
crônicas, garantindo melhor qualidade de vida.
A Amparo Saúde é parceira da
SulAmérica neste projeto, proporcionando um atendimento único e
humanizado, em que o paciente é o centro das atenções. O prestador
possui consultórios clínicos multifuncionais, equipados para
atendimentos de todas as faixas etárias e gêneros, posto de coleta
de exames laboratoriais, sala de medicação e sala de procedimentos.
Os agendamentos de consulta são baseados no fácil acesso e podem
ser feitos via telefone, WhatsApp, e-mail ou presencialmente – tudo
para se adequar à rotina do paciente, gerando uma melhor
experiência.
Nessa facilidade oferecida pela
SulAmérica para os segurados, médicos de família, enfermeiros e
técnicos de enfermagem fazem parte de uma equipe dedicada, que
constrói um plano de cuidado personalizado, com base em informações
clínicas integradas, e conhece o paciente de perto. Com essa
proximidade no cuidado, é possível perceber um acolhimento muito
maior do que em um atendimento comum. Estabelecer o vínculo entre
os profissionais e o paciente promove o engajamento no autocuidado
e está entre as práticas que buscam a melhoria da qualidade no
sistema de saúde.
Quando é preciso que o paciente
seja atendido por outros profissionais da área da saúde, a equipe
da Amparo faz o encaminhamento para o Núcleo de Cuidado Coordenado
da SulAmérica. Por meio de enfermeiras, o Núcleo acompanha e ajuda
o paciente em sua navegação pela rede referenciada e indica os
profissionais participantes do projeto. O Núcleo de Cuidado
Coordenado promove a integração das informações de saúde de cada
paciente, permitindo a construção de um plano de cuidado único e
integrado entre médicos.
"Quando o paciente começa a
caminhar na cadeia de saúde de forma coordenada, temos desfechos
clínicos mais satisfatórios, bem como uma experiência completa e
efetiva de saúde", avalia a diretora Técnica Médica e de
Relacionamento com Prestadores da SulAmérica, Tereza Veloso. "A
Atenção Primária promove uma jornada do cuidado única para os
pacientes, além de permitir a sustentabilidade e o equilíbrio do
sistema de saúde", complementa.