De
acordo com uma matéria veiculada pelo Valor Econômico nesta
segunda-feira (22), no próximo dia 1º de março, a Porto Seguro, em
busca de dobrar a base de clientes em cinco anos, vai lançar o
Bllu, um seguro popular para veículos com contratação por mês em um
formato semelhante ao de uma assinatura.
O
vice-presidente de seguros do grupo, Marcelo Picanço, afirma que a
nova modalidade tem como público-alvo os donos de carros que estão
fora do mercado segurador. O Bllu vai atender automóveis mais
antigos com até 25 anos de uso. O valor máximo de proteção do bem
será de R$ 50 mil. “O Bllu veio para trazer outro monte de clientes
ao mercado e não para se tornar um ‘rouba monte’”, diz Picanço.
A
companhia contabiliza que o público potencial para o produto
alcança 70% da frota que não tem seguro. O novo produto auto poderá
ser contratado de forma 100% digital por meio de uma plataforma
própria, e o Corretor poderá comerciar o produto através da
plataforma. O Bllu também terá pagamento mês a mês, por meio de
cartão de crédito.
O
Bllu, emitido e operado pela Azul Seguros, empresa do grupo Porto
Seguro, será lançado inicialmente, em fase piloto, apenas para as
regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte no
início do próximo mês. O produto contará com coberturas contra
colisão, roubo e furto, incêndio, alagamento, danos corporais e
materiais a terceiros. Além disso, terá assistência 24h para o
carro, com serviço de guincho para até 400 quilômetros, chaveiro e
troca de pneu.
Para
tornar seu uso mais fácil, a Porto decidiu possibilitar ao usuário
o parcelamento em até 10 vezes da franquia paga no caso de
sinistros. Outro benefício é a disponibilidade de voucher para usar
em transporte por aplicativo no valor de R$ 300 durante o período
em que o carro está no conserto.
“O
Bllu é um seguro para quem não tem seguro de carro”, afirma
Picanço. O executivo estima que o produto seja em média de 20% a
30% mais barato que um seguro tradicional, o que o coloca em
posição de rivalizar com os valores cobrados na chamada proteção
veicular, um tipo de serviço não regulado, que costuma ser prestado
por associações como substituto do seguro tradicional.
Na
avaliação de Picanço, a proteção veicular surgiu porque o mercado
regulado não oferecia opções para a maior parte do público de
proprietários de veículos. “Muitas pessoas não têm acesso a
coberturas tradicionais por conta da idade do automóvel ou pelos
valores cobrados”, diz. “Por isso quisemos criar o Bllu, a gente
não acredita que o segmento tem de se conformar com a forma como
sempre foi, porque as possibilidades são definidas, na verdade,
pelos produtos e soluções que o mercado oferece.”
Além
do preço mais acessível, na visão do vice-presidente da Porto, o
principal apelo do Bllu é a contratação mensal. “Você contrata por
assinatura e paga aquele mês. Não é um seguro por quilômetro, mas
uma cobertura na qual emitimos um bilhete mensal e se não quiser
mais é só parar de pagar.” Para Picanço, “a ideia para o grupo
Porto Seguro é dobrar o número de clientes em cinco anos e o Bllu
vai ser um produto importante nessa meta”, completou.