Leonardo de Freitas, Diretor da Organização de Vendas do Grupo
Bradesco Seguros, foi o convidado do encontro remoto do Clube dos
Seguradores da Bahia nesta quinta-feira, 10/06. O executivo fez uma
apresentação mostrando as oportunidades do mercado de seguros e o
papel do corretor neste cenário.
Leonardo lembrou que os clientes estão mais exigentes e os
corretores devem se preparar para esse novo mundo. “O isolamento
fez com que a sociedade revisse hábitos. Mais de 400 dias de
isolamento e as pessoas mudaram rotinas e a forma de consumir
produtos”, ponderou.
Ele
explicou que o corretor terá que abordar esse novo cliente de
maneira diferente. “Ele terá de ofertar de maneira mais ampla”,
destacou. Leonardo lembrou, por exemplo, que hoje a forma de como
se vende seguro de vida é diferente. “Não falamos mais de morte.
Falamos de tranquilidade para família, liberação de patrimônio,
falamos de futuro e continuidade”, explicou.
Nesse sentido, o executivo disse que o sorriso é um motivo para
comprar seguro. “Encontre produtos para seus clientes. Mude a
narrativa. Entender o cliente ajuda a conectar”, sugeriu.
O
executivo da Bradesco destacou também a importância de propósito e
da qualidade do atendimento. Ele disse que atualmente percebe-se os
clientes leais a marcas e citou como exemplo a relação dos usuários
da Apple com a marca. “Quantos de vocês geram valor para seus
clientes? É preciso tirar o foco de vender produtos. Nós também
vendemos relacionamentos. Os seres humanos são seres emocionais”,
disse.
Por
isso ele defendeu que é importante o corretor olhar para o cliente
de maneira especial. “É preciso entender o que ele faz, o que ele
gosta. Somos gente cuidando de gente, é sempre válido pensar fora
da caixa”, alertou.
Falando especificamente sobre produtos, Leonardo destacou que em
2020 o mercado viu fôlego para alguns produtos como o seguro
residencial. “O aumento da permanência na residência gerou
aquecimento deste seguro”.
Ele
ressaltou também as transformações que a Susep tem feito para
flexibilizar o mercado de seguros. “O objetivo é diversificar os
produtos oferecidos, reduzir preço e ampliar a cobertura de seguro
no país”, afirmou. A expectativa, segundo ele, é ter produtos de
seguros mais adequados às necessidades dos clientes.
Sobre o corretor de seguros, Leonardo lembrou que por tradição, a
Bradesco Seguros considera – e reconhece – a força da distribuição
do corretor de seguros. “Os corretores se tornaram os principais
mediadores e se conectaram com a sociedade. Essa nova geração se
movimenta por significado e propósito. E se tem uma profissão que
tem propósito é a do corretor de seguros que levanta todos os dias
para proteger a sociedade”, ressaltou.
Para
ele, assim como foi em 2020, a capacitação deve ser a palavra-chave
em 2021. Ele contou que ano passado a companhia registrou 123 mil
participações nas lives promovidas pela companhia. “Essa semana
fizemos o lançamento de um novo seguro de vida que contou com a
participação de 5.150 corretores”, revelou.
Ele
destacou ainda que a Bradesco tem foco no cliente. “Colocamos o
cliente no centro da nossa estratégia. Ampliamos e aprimoramos
centrais de atendimento e criamos processos mais intuitivos”,
disse.