Nesta quinta-feira (19), a Bradesco Seguros reuniu seu time para
promover a live “Criando vantagens competitivas por meio de
inovações”. A palestra foi ministrada por Samy Hazan que já treinou
mais de 4 mil corretores e executivos do mercado em todo o Brasil.
Também contou com a participação dos executivos da Organização de
Vendas do Grupo Segurador, Américo Gomes, Adriano Martins,
Francisco Rosado, Leonardo Freitas, Carlos Picini e José Pires.
Hazan é especialista em inovação em seguros e trabalha em toda a
América Latina. Ele apresentou visões, e provocou algumas
discussões entre os participantes. Ele também falou sobre as
mudanças no mercado de seguros e os novos players. “Surgiram novos
players que não eram tradicionais ao mercado de seguros. Nos
últimos anos, observamos o crescimento e investimentos nas
insurtechs”, contou.
O
especialista também destacou os desafios da venda direta e o valor
que o Corretor tem na distribuição de seguros. “O valor que o
corretor traz na equação de distribuição dos seguros, é um valor
que, se bem trabalhado, vamos continuar vendo a relevância do
corretor, independente de ameaças”, contou. “É óbvio que o corretor
tem inúmeros desafios pela frente”, disse Hazan. “Focando no nosso
público, eu realmente acho que o momento nunca foi tão desafiador,
mas também nunca foi tão cheio de oportunidades. Temos uma
sociedade pós pandemia muito mais consciente dos riscos em geral,
mais preocupada e atenta”, disse.
Hazan também falou sobre o novo consumidor. De acordo com o
palestrante, hoje o cliente está mais empoderado, pesquisa, e se
informa. “O consumidor hoje é mais independente, e ele tem
expectativa de soluções instantâneas”, afirmou.
O
especialista também deixou sua opinião sobre a tecnologia ser uma
oportunidade ou ameaça para os corretores. “É simultaneamente uma
grande oportunidade, obviamente um desafio, ao mesmo tempo uma
ameaça para quem ainda atua no modelo tradicional”, opinou.
Para
Hazan, o novo ecossistema de seguros já é uma realidade, porque o
ecossistema tradicional se ampliou muito. Além disso, os modelos de
negócio estão mudando, os clientes, produtos e inteligência. O
especialista também citou o Open Insurance, que enxerga como
“oceano azul e um mar de oportunidades no mercado de seguros”. “O
objetivo é fomentar a indústria de seguros, e não tirar o corretor
de seguros da jogada”, pontuou.
Após
a palestra, os diretores da Bradesco Seguros dividiram a tela com o
especialista para responder perguntas do público. Entre as
respostas, Américo Gomes, Diretor Gerente (Bradesco Seguros – OV),
lembrou que o principal canal de distribuição da companhia é o
corretor de seguros. “Isso é uma conquista para os corretores
devido a sua atuação”, disse.
Leonardo Freitas, Diretor da Organização de Vendas da Seguradora,
respondeu que o Open Insurance deve ser visto sob dois pilares: o
primeiro, refere-se a governança, e o segundo, diz respeito às
potenciais oportunidades que o Open pode trazer. “Eu entendo que
por enquanto não se consegue visualizar o verdadeiro alcance dessas
normas que não foram totalmente concluídas”, enfatizou
Leonardo.
Ele
acrescentou que, tem acompanhado de perto as demandas dos
corretores, e quando as normas estiverem vigentes, haverá mais
clareza no entendimento. “Eu entendo também que os avanços
tecnológicos estão induzindo mudanças nas mais diversas atividades
econômicas. Nós reconhecemos as conquistas dos corretores e seu
papel muito importante para a sociedade”, acrescentou.
Francisco Rosado, diretor da área de corretores da Bradesco
Seguros, concluiu revelando que o Corretor é extremamente
importante para a companhia. “Corretor, você é
muito importante para a Bradesco Seguros. Nós nascemos para
proteger pessoas. Com a Bradesco e com você corretor, vamos vencer
qualquer desafio juntos”, finalizou o diretor.