Confira cinco maneiras de como as
seguradoras podem minimizar estes prejuízos
De acordo com o Susep
(Superintendência de Seguros Privados), em 2015 houve um aumento de
3,8% dos sinistros ocorridos em seguros automotivos, com um total
de R$ 20,4 bilhões em indenizações. Neste ano, apenas no primeiro
trimestre, as empresas já gastaram R$ 5,28 bilhões, um aumento de
4,9% no mesmo período do ano passado.
Para mudar esse cenário, a
tecnologia pode ser uma forte aliada, principalmente na prevenção
de fraudes, pois auxilia nos serviços de vistoria do veículo, ou
até mesmo para agilizar o processo de aviso de sinistro,
funcionando como auditor das documentações que o segurado deve
enviar. Confira cinco iniciativas para ajudar as seguradoras a
minimizarem irregularidades no seguro auto:
1. Invista em análise de dados
Atualmente, algumas seguradoras
contam apenas com o diagnóstico de empresas terceirizadas de
vistoria para realizar as análises ligadas à aceitação do seguro ou
ao procedimento do sinistro – e precisam arcar com possíveis
inconsistências nas informações recebidas. Por isso, é fundamental,
que essas empresas entendam como as fraudes ocorrem e como
evitá-las ao longo de todo o ciclo de vida do seguro automotivo. A
partir de um mapeamento completo, é possível desenvolver
estratégias mais eficientes com o objetivo de “tapar os pontos
cegos” que existem no processo de vistoria prévia ou de
constatação.
2. Use a transformação digital a
seu favor
O uso inteligente de dispositivos
móveis pode ser muito útil na redução dos riscos das seguradoras, a
partir da geração de informações do cliente e do veículo segurado,
a fim de limitar cada vez mais a possibilidade de fraude. As
seguradoras podem, para isso, utilizar aplicações mobile com
diferentes tecnologias, como geolocalização, aceleração e captura
de imagens/vídeos para garantir a melhor conferência dos dados no
momento de um evento durante a vigência da apólice.
3. Modernize processos que envolvam
terceiros
Para agilizar os processos de
contratação e regulação de sinistro, as seguradoras podem
modernizar as formas de interação junto aos fornecedores
contratados com as facilidades tecnológicas, como aplicações mobile
para o envio das informações do cliente após a vistoria,
funcionalidade para controle da agenda de vistorias e transmissão
em tempo real das informações para a seguradora, garantindo que não
haja perdas de comprovantes e documentos. Com iniciativas deste
tipo, a companhia ganha mais segurança na relação com o prestador
de serviço e ainda possibilita que mais atendimentos sejam
realizados ao longo do dia.
4. Combine processos atuais com
ferramentas modernas
As seguradoras contam com empresas
especializadas em vistoria, que em sua grande maioria adota o
modelo exclusivamente presencial e nem sempre consegue garantir que
sejam detectados todos os problemas com o veículo inspecionado.
Para empresas que pretendem automatizar esse processo, o caminho
ideal é combinar os procedimentos e técnicas já estabelecidas com
soluções de tecnologia que possam otimizar etapas e, assim,
aprimorar o processo aos poucos.
5. Invista em soluções
tecnológicas
Segundo a CNseg, atualmente 65% dos
sistemas utilizados para a verificação de sinistros foram
construídos internamente pelas áreas de tecnologia das seguradoras,
o que resulta em possível sobrecarga da área que já é responsável
por diversos processos internos. Para solucionar essa questão, já
existem no mercado novas soluções criadas para automatizar o
processo de vistoria.