Regras da Agência Nacional de Saúde
passam a valer a partir de maio.
2,5 milhões de planos foram cancelados
no Brasil nos últimos dois anos.
Tem muito consumidor reclamando da
dificuldade, na hora de encerrar o contrato do plano de saúde. Para
resolver o problema, a Agência Nacional de Saúde divulgou novas
regras sobre esse assunto, que entram em vigor no mês que vem.
Há dois meses, o aposentado Dirceu
Machado tenta cancelar o plano odontológico do filho. Primeiro, foi
pessoalmente à empresa e lá falaram que teria que ser por telefone.
Ele ligou, mas também não conseguiu. “Mandaram que eu aguardasse,
eu fiquei aguardando por bastante tempo e a ligação caiu”,
conta.
A dificuldade para falar com a
operadora e cancelar o plano é uma das reclamações de quem precisa
encerrar o contrato. Tem plano que só quer suspender o serviço
trinta dias depois do pedido. Tem consumidor que continua recebendo
o boleto de pagamento, mesmo com a solicitação feita à
operadora.
“Verifique no boleto o que a operadora
está cobrando dele, se de fato corresponde a serviços prestados
enquanto ele era assegurado. O que não pode acontecer é cobranças
no boleto de qualquer serviço prestado depois do momento em que o
consumidor pediu o cancelamento”, explica Marcelo Barbosa,
Procon-MG.
As dúvidas devem diminuir a partir de
maio, quando começam a valer as regras estabelecidas pela Agência
Nacional de Saúde para o cancelamento dos planos. Para plano
individual ou familiar, o pedido poderá ser na empresa, por
telefone ou pela internet. A operadora deve enviar um comprovante
de cancelamento em até dez dias uteis e informar, no mesmo
documento, se o consumidor tem alguma dívida.
No caso de plano coletivo, o pedido
será feito à empresa ou associação profissional. se não conseguir,
a operadora pode ser acionada.
“Se o beneficiário tiver interesse de
mudar de operadora e levar sua carência, tem que fazer a
portabilidade durante a vigência desse contrato. Porque a medida
que ele cancelar, ele vai perder todo esse período de carência que
ele já cumpriu nessa operadora e não pode mais usar o plano de
saúde”, explica o representante da ANS. As mudanças devem trazer
segurança para a assistente administrativa Thatila Rafaela dos
Santos. Ela ligou para cancelar o plano de saúde, mas ainda não
sabe se conseguiu. “Até o final da semana, eu iria ter um protocolo
que confirmasse o cancelamento do plano, mas estou aguardando pra
ver se realmente foi cancelado ou não”, conta.