Com o tema O Seguro na Era Digital,
encontro com principais personalidades do setor no País irá
discutir as grandes questões do mercado
Goiânia vai se tornar a capital do
mercado de seguros do País neste feriadão graças ao 20º
Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros, que vai ser
realizado de 12 a 14 de outubro no Centro de Convenções. Com o tema
O Seguro na Era Digital, o congresso vai trazer à cidade os
principais nomes do setor, que responde por 6% do PIB nacional, de
autoridades e especialistas a empresários de sucesso da
indústria do seguro.
Em pauta, assuntos como seguro saúde,
seguro de automóveis, a importância do setor na economia e a
realidade brasileira na área. Dados recentes deste mercado que é
considerado extremamente promissor mas que ainda não faz parte da
cultura de todos os brasileiros — o que torna o País um vasto
espaço a ser conquistado –, são analisados no 3ª do Estudo
Socioeconômico das Corretoras de Seguros Pessoas Jurídicas,
pesquisa inédita que será divulgada no evento.
As discussões vão abordar também
desafios como o seguro pirata e as mudanças e inovações da
legislação. Ainda são destaques do encontro tópicos
como as insurtechs e outras novidades geradas com os avanços da
tecnologia da informação, como os Digital Influencers.
Não por acaso, devido ao seu grande
impacto, o tema O Seguro na Era Digital perpassa toda a
programação, que se concentra em painéis/palestras, talkshows e
oficinas. No primeiro dia do evento, dia 12, quando é comemorado o
Dia do Corretor de Seguros, será aberta, às 10h, a 19ª EXPOSEG, uma
feira de serviços com expositores das maiores seguradoras do
País.
A partir do segundo dia do encontro
serão realizados os painéis e oficinas. O primeiro painel,
Disruptura e o Futuro da Sociedade em Rede, traz o webativista Gil
Giardelli, estudioso da cultura digital e professor que se destaca
como difusor de conceitos em economia criativa, com 16 anos de
experiência. O painel será realizado das 8h45 às 10h.
Marcelo Blay, CEO da Minuto Seguros,
participa da segunda atividade do dia, o talkshow O Seguro na Era
Digital, que será realizado às 10h, também no dia 12. O empresário,
uma estrela dessa indústria que é sinônimo de sucesso e
vanguarda, conduz a principal corretora de seguros online do
Brasil. Também participa da conversa Ronaldo Lemos, diretor
do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio)
e comentarista da GloboNews.
Uma das grandes questões da área, o
seguro pirata tem levado prejuízos a milhares de consumidores e é o
assunto do painel Desafios do Seguro de Automóvel: Proteção Pirata
e Era Digital, que será realizado das 11h30 às 13h. A mesa contará
com o presidente da Federação Nacional das Seguradoras, João
Francisco Borges da Costa, e os executivos das maiores seguradoras
do País, como Murilo Setti Riedel, presidente da HDI Seguros; José
Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine Seguradora, e
Luis Gutiérrez, CEO da MAPFRE Seguros.
Qual a diferença entre o plano de
saúde e o seguro saúde, uma modalidade que está caindo nas graças
dos brasileiros? Esse é o assunto do painel que abre a programação
da tarde, às 14h. Manoel Peres, presidente da Bradesco Saúde, e
Gabriel Portella, presidente executivo da SulAmérica, participam do
debate que discutirá a realidade e as perspectivas deste tipo de
seguro.
Essa é a segunda vez que Goiás sedia
uma edição do Congresso. A primeira foi há exatos 20 anos
(1997). O 20º Congresso Brasileiro de Corretores de Seguro é
uma realização da Federação Nacional dos Corretores de Seguro
(Fenacor) em parceria com o Sindicato dos Corretores de Seguro de
Goiás (Sincor-GO).
Radiografia
No dia 14, o primeiro destaque da
programação é a apresentação de um verdadeira radiografia,
inédita e completa, do mercado brasileiro de corretoras de
seguro: a 3ª Edição do Estudo Socioeconômico das Corretoras
de Seguros Pessoas Jurídicas (ESECS-PJ). A apresentação deste
valioso raio-x será feita pelo presidente do SINCOR-GO, Henderson
de Paula Rodrigues, às 14h40.
Com o objetivo de delinear o perfil
socioeconômico do segmento, o estudo contou com a participação de
2101 empresas, uma amostra de 7% do total estimado de corretoras de
seguro no País. O total estimado — a categoria está em fase de
recadastramento — é de 30 mil empresas.
Em seguida, às 15h, será
realizado o talkshow O Setor de Seguros Frente a Frente com a
Realidade, que será mediado pelo presidente da Federação Nacional
de Corretores de Seguros, Armando Vergilio, que é de Goiás. Também
integram o debate a jornalista Denise Barbosa, colunista da
GloboNews, Marcio Coriolano, presidente do Conselho Nacional
de Seguradoras, Joaquim Mendanha de Ataídes, diretor da
Superintendência de Seguro e Previdência do governo, e o deputado
federal Lucas Vergilio, que também é vice-presidente do
SINCOR-GO.
Oficinas
Fabricio Saad, professor de
Pós-Graduação da Área Digital & Innovation da Escola Superior de
Marketing e Propaganda e da Escola Nacional de Seguros abre a
programação de oficinas do Congresso, a partir das 16h de 13
outubro. O renomado especialista vai falar sobre o tema As
Insurtechs, Inovação e a Revolução Digital no Mercado de Seguros.
Ele ainda vai ministrar mais duas palestras sobre o tema
digital e inovação e como isso está impactando no dia-a-dia do
mercado segurador e quais as boas (e grandes) oportunidades que
trazem ao nosso mercado.
Qual deve ser o papel do corretor de
seguros da era digital? O CEO da agência Ampli Comunicação e membro
do programa Google Partner, Richard Belle Branco, vai responder a
estas e outras perguntas durante o Congresso. O especialista vai
apresentar as oficinas Corretor de Seguros Digital: mitos e
verdades diante do futuro do mercado segurador, e Digital
Influencer: Novas formas de posicionamento que influenciam a nova
geração de consumidores de seguros, ambas no dia 13. No dia
seguinte ele vai esclarecer dúvidas sobre o tema Comunicação
Omnichannel: a eficiência do relacionamento digital com o novo
perfil dos consumidores de seguros.
Prêmios de
Jornalismo
Ao reunir as principais personalidades
do setor, entre empresários, líderes do segmento, professores e o
poder público, responsável pela regulação do setor, o 20º Congresso
Brasileiro de Corretores de Seguros torna-se uma oportunidade
excepcional para a produção de reportagens para variados
veículos.
O evento é também uma excelente chance
para fechar conteúdos para inscrição no 3º Prêmio SINCOR Goiás de Jornalismo, que
permanece aberta até 18 de outubro. A equipe da Ampli Comunicação
estará no Centro de Convenções para dar apoio à imprensa.
Lembrando que os trabalhos para o
Prêmio de Jornalismo podem ser inscritos nas categorias Mídia
Impressa, Telejornalismo, Radiojornalismo, Webjornalismo ou Mídia
Especializada. Serão concedidos prêmios em dinheiro às três
melhores reportagens em cada uma das categorias, assim
distribuídos: 1º lugar, R$ 6 mil; 2º lugar, R$ 3,5 mil; e 3º lugar,
R$ 2,5 mil. E, além disso, seu trabalho pode ser inscrito, também,
no Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros, da
Fenacor, o maior do Brasil, na atualidade, em volume de prêmios
em dinheiro.
Serviço
20º Congresso Brasileiro de Corretores
de Seguros
Data: 12 a 14 de outubro
Local: Centro de Convenções de Goiânia
(Rua 4, Centro)
Assessoria de imprensa: Ampli
Comunicação – (62) 3996-5544, (62) 99829-2871, (62)99602-2301, (62)
996080477
Jornalista responsável: Deire
Assis
Sites: www2.fenacor.org.br/congresso/20/ e http://sincorgo.com.br/
Programação
completa
12 de outubro
– 10h – 18h30 : 19ª Exposeg (Feira de
serviços com expositores das corretoras e seguradoras)
– 19h – 20h30 : Solenidade de abertura
com participação de Autoridades Públicas, Personalidades e
Representantes Institucionais do Setor de Seguros Brasileiro
– 22h : Programação Cultural — Show:
Leonardo – Patrocínio Bradesco Seguros
13 de outubro
– 15h – 23h : 19ª Exposeg
– 08h45 – 10h: Painel 1 –
Disruptura e o Futuro da Sociedade em Rede. Apresentador: José
Antonio de Castro(Vice-Presidente Regional da FENACOR – Sul).
Painelista: Professor Gil Giardelli (Webativista, Difusor de
Conceitos e Atividades ligadas à Sociedade em Rede, Colaboração
Humana, Economia Criativa e Inovação)
– 10h – 11h30 : Painel 2 – O Setor de
Seguros na Era Digital – Talk Show. Mediador: Alexandre Camillo
(Vice-Presidente Regional da FENACOR – Sudeste). Painelistas:
Ronaldo Lemos (Sócio da PNM Advogados, Diretor do Instituto de
Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio) ; Christophe
Antone ( Diretor Digital da MDS Corretora de Seguros); Marcelo Blay
( CEO da Minuto Seguros); Rizzo Miranda (Diretora de Inovação da
FSB Comunicação).
– 11h30 – 13h: Painel 3 –
Desafios do Seguro de Automóvel: proteção pirata e era digital.
Mediadora: Maria Filomena Magalhães Branquinho (Vice-Presidente de
Marketing e Eventos da FENACOR)
Painelistas: João Franscisco Borges da
Costa ( Presidente da FenSeg); Luiz Pomarole ( Diretor-Geral de
Automóvel da Porto Seguro); Murilo Setti Riedel (Presidente da HDI
Seguros); José Adalberto Ferrara (presidente da Tokio Marine
Seguradora); Eduardo Dal Ri ( Comissão de Automóvel da FenSeg);
Luis Gutiérrez ( CEO da MAPFRE Seguros)
– 14h30 – 16h : Painel 4 – Seguro
Saúde: realidade e perspectivas
Mediador: Amilcar Viana (Diretor de
Seguros Saúde e de Planos de Saúde Suplementar da FENACOR).
Painelistas: Solange Beatriz Palheiro Mendes (Presidente da
FenaSaúde); Manoel Peres (Presidente da Bradesco Saúde); Gabriel
Portella (Presidente Executivo da SulAmérica);
– 14h30 – 15h30
-Oficina de Trabalho I : As
Insurtechs, Inovação e a Revolução Digital no Mercado de Seguros –
Com Fabricio Saad (Professor de Pós-Graduação da Área Digital &
Innovation da ESPM e da Escola Nacional de Seguros)
– Oficina de Trabalho 2:
Corretor de Seguros Digital: Mitos e Verdades diante do Futuro do
Mercado de Seguros – Com Richard Belle Branco (CEO da Ampli
Comunicação e Professor da Escola Nacional de Seguros)
– Oficina de Trabalho III: Redes
Sociais: Posicionamento Eficaz na Internet – Com Leandro Duarte
Ciccarelli (Professor do SENAC-RIO)
– Oficina de Trabalho IV:
Marketing de Relacionamento – Com Gustavo D’Araújo Borges (Gerente
de Ensino a Distância da Escola Nacional de Seguros)
– 16h – 17h
– Oficina de Trabalho V :
Posicionamento Digital – Com Fabricio Saad
– Oficina de Trabalho VI: Digital
Influencer: Novas Formas de Posicionamento que Influenciam a Nova
Geração de Consumidores de Seguros – Com Richard Belle Branco
– Oficina de Trabalho VII :
Redes Sociais: Posicionamento Eficaz na Internet – Com Leandro
Duarte Ciccarelli
– Oficina de Trabalho VIII : Marketing
de Relacionamento – com Gustavo D’Araújo Borges
– 22h : Programação Cultural – Show:
Baile do Bem
14 de outubro
– 15h – 23h: 19ª
Exposeg
– 08h30 – 10h15: Painel 5 –
Distribuição de Seguros: diferentes meios. Mediador: Dorival Alves
(Vice-Presidente de Relações com o Mercado da FENACOR).
Painelistas: Robert Bittar (Presidente da Escola Nacional de
Seguros); Marcelo Munerato de Almeida (Presidente da Aon
Brasil); Marco Antonio Gonçalves (Diretor-Geral da Bradesco
Seguros); Luciano Snel (Presidente da Icatu Seguros); Matias Avila
(Vice-Presidente Comercial da SulAmérica); Edson Franco (Presidente
da FenaPrevi e CEO Brasil da Zurich Seguros)
– 10h15 – 11h30 – Painel 6 – Sou
Corretor de Seguros na Era Digital. E Agora? Mediador: Érico Melo
(Diretor de Comunicação e Comitê de Inovação e Tecnologia da
FENACOR). Painelistas: João Silveira ( CEO da WIZ); Armando
Vergílio (Presidente da FENACOR); Claudia Simplicio (Corretora de
Seguros e CEO da Ragaz Assessoria Treinamentos)
– 11h30 – 13h10: Painel 7 – Canais
Digitais como Ferramenta de Venda . Mediador: Juvenal Vilanova
(Vice-Presidente Regional da FENACOR – Nordeste). Painelistas:
Martha Gabriel (Escritora, Consultora de Marketing Digital,
Inovação e Educação); Pedro Doria (Editor do Canal Meio); Rivaldo
Leite (Diretor-Geral da Porto Seguro; João Bueno (Sócio da
McKinsey).
– 14h40 – 15h05 : Apresentação ESECS.
Apresentador do Painel: Henderson de Paula Rodrigues (Presidente do
SINCOR-GO). Painelista: Antonio Penteado de Mendonça (Professor
da USP e FGV)
– 15h05 – 16h40: Painel 8 – O Setor de
Seguros Frente a Frente com a Realidade – Talk Show . Mediador:
Armando Vergílio (Presidente da FENACOR). Painelistas: Denise
Barbosa (Jornalista de Economia da GloboNews); Marcio Coriolano
(Presidente da CNseg); Joaquim Mendanha de Ataídes (Superintendente
SUSEP); Octavio de Lazari (Presidente da Bradesco Seguros); Lucas
Vergílio (Corretor de Seguros, Deputado Federal) ; Jayme Garfinkel
(Presidente do Conselho de Administração da Porto Seguro)
– 14h30 – 15h30
– Oficina de Trabalho I : CRM e
Réguas de Relacionamento Online – Com Fabricio Saad (Professor de
Pós-Graduação da Área Digital & Innovation da ESPM e da Escola
Nacional de Seguros).
– Oficina de Trabalho II : Comunicação
Omnichannel: a Eficiência do Relacionamento Digital com o Novo
Perfil dos Consumidores de Seguros – com Richard Belle Branco (CEO
da Ampli Comunicação)
– Oficina de Trabalho III: Redes
Sociais: Posicionamento Eficaz na Internet – Com Leandro Duarte
Ciccarelli (Professor do SENAC-RIO)
Oficina de Trabalho IV: Marketing de
Relacionamento – Com Gustavo D’Araújo Borges (Gerente de Ensino a
Distância da Escola Nacional de Seguros)
– 17h – 18h : Painel 9 – Alta
Performance na Era da Inovação – Com José Cristóvão Martins
(Vice-Presidente Regional da FENACOR – Centro-Oeste) e Rodrigo
Cardoso (Master Practitioner em Programação Neurolinguística pela
SBPNL)
– 22h — Programação Cultural – Show
Titãs