Não podemos desprezar e eliminar  informações históricas, estatísticas e cálculos atuariais utilizados até  os dias de hoje, mas precisamos sair do quadrado e iniciarmos o quanto  antes a preparação da precificação do seguro conforme novas tendências e  necessidades do mercado, principalmente num país como o nosso que não  possui a cultura do seguro e está passando por uma transformação  política e econômica-financeira.
 
 Os produtos da indústria de  seguros, como automóvel, vida e saúde, devem levar em conta novas  tecnologias, novos padrões de consumo, novas personas, riscos e demais  fatores diretos e indiretos. 
 
 Por que não considerar padrões  reais e não médias ou não precificação igual por cidade (CEP), uma vez  que os sinistros, os riscos e as fraudes ocorrem em locais específicos e  podem perfeitamente ser mapeados e agravados por determinados padrões?  Mudanças desse tipo tornariam a precificação mais justa, tornando os  produtos mais atrativos e acessíveis a um público que hoje não contrata  seguros.
 
 Muito embora alguns aplicativos  disponíveis, inclusive das seguradoras, não sejam 100% confiáveis, o uso  da telemetria, por exemplo, seria uma  forma inteligente de  rastreamento, resultando em dados mais precisos.
 
 O Seguro de Automóvel não deve  basear-se somente em perfil, sexo, estado civil, idade do condutor, com  ou sem filhos, CEP de pernoite e etc, sem contar que o sexo feminino  paga menos que o sexo masculino, o que vai contra a Constituição Federal  (ambos são iguais perante a lei, e olha que não estou falando de gênero  no seguro do automóvel). 
 
 O Seguro Saúde deve contemplar  gênero ao invés do sexo, e flexibilizar a contratação de obstetrícia,  uma vez que o plano contratado pelo sexo masculino inclui cobertura  maternidade no seu custo. 
 
 O mesmo ocorre no Seguro de Vida,  que contempla somente o sexo, sendo que atualmente a cirurgia de  mudança de sexo e consequente consumo de hormônios, por exemplo, é uma  realidade absoluta. A flexibilização de contratação de cobertura de  câncer de próstata, útero e ovário, independentemente do sexo do  segurado, tornaria este tipo de seguro mais interessante.
 
 Para ilustrar, façamos uma  reflexão sobre Perfil ou Persona: Imagine 2 homens, nascidos em 1948,  casados 2 vezes, com 2 filhos homens, milionários, ambos europeus,  nascidos no Reino Unido, e muito respeitados em suas profissões. Um é o  Príncipe Charles e o outro é nada mais nada menos que Ozzy Osbourne.  Como ficaria o seguro de automóvel desses senhores no Brasil?
 
 Baseados nas constatações  relatadas acima, com a adoção do critério PERSONA na precificação do  seguro, as seguradoras, têm a oportunidade de analisar os seus produtos e  precificar, conforme um novo padrão de consumo e seus consumidores.  Assim, os produtos se tornam mais personalizados e customizados,  aumentando a presença das seguradoras no mercado tornando possível a  ampliação da participação de mais produtos no mercado nacional.
 
 Com a alteração da precificação  do seguro de Perfil para Persona, os produtos da indústria de seguros  podem ter como resultados esperados:
 
 1) Maior participação no mercado nos três ramos do seguro: Vida, Saúde e Automóvel;
 2) Produtos e atendimento mais personalizados e customizados;
 3) Produtos mais FLEX;
 4) Redução de fraudes e sinistros e menos judicialização;
 5) Maior divulgação da Educação Securitária, Previdenciária, Financeira e de Trânsito;
 6) Maior utilização de novas tecnologias;
 7) Mudanças de Paradigmas;
 8) Eliminação e/ou redução da ação das cooperativas (associações de proteção) no mercado e
 9) Possivelmente drástica redução do uso de multicálculos, principalmente no ramo automóvel.
 
 Ao determinarem adequadamente  seus grupos de Personas, as seguradoras conseguirão identificar os  desejos e as necessidades e/ou dificuldades de seus diversos clientes,  dando direção para a precificação, garantindo as características e as  funcionalidades fundamentais para a nova parametrização dos seus seguros  e seus custos, através de coleta e análise de dados diferenciadas e  estruturadas. Ainda, poderão oferecer produtos mais convidativos a seus  clientes, melhorando os resultados para seu ramo de negócios.
 
		




 
                                
 
         
		