A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulga nesta  sexta-feira (30/11) os resultados trimestrais do Programa de  Monitoramento da Garantia de Atendimento. Neste ciclo, a reguladora  determinou a suspensão temporária da comercialização de 17 planos de  saúde de três operadoras em função de reclamações relacionadas a  cobertura assistencial. A medida começa a valer na próxima sexta-feira  (7/12). Juntos, os planos possuem 156,6 mil beneficiários, que ficam  protegidos com a medida e com a assistência regular a que têm direito  garantida. 
O Monitoramento da Garantia de Atendimento avalia as operadoras a  partir das reclamações registradas pelos beneficiários nos canais da  ANS. O objetivo do programa é estimular as empresas a qualificarem o  atendimento prestado aos consumidores, razão pela qual os planos  suspensos só podem voltar a ser comercializados quando forem comprovadas  melhorias. “Dessa forma, o beneficiário fica mais protegido, já que não  haverá ingresso de novos contratantes. Por outro lado, novos  consumidores não correm o risco de contratar um produto que não estiver  atendendo adequadamente”, explica o diretor de Normas e Habilitação dos  Produtos, Rogério Scarabel. 
Paralelamente à suspensão, a ANS liberou a comercialização de 19  planos de saúde de oito operadoras. Esses produtos poderão voltar a ser  vendidos para novos clientes a partir do dia 7/12.
Reclamações  
Nesse ciclo, foram consideradas as reclamações (como negativas de  cobertura e demora no atendimento) recebidas no 3º trimestre de 2018.  Entre 1º de julho e 30 de setembro, foram registradas 17.314 reclamações  de natureza assistencial nos canais de atendimento da ANS. Dessas,  16.442 foram consideradas para análise pelo Programa de Monitoramento.  
No período, 95,62% das queixas foram resolvidas pela mediação feita  pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), um aumento  em relação ao ciclo anterior (93,2%), garantindo resposta ao problema  dos consumidores.  
Perfil das reclamações assistenciais no período analisado

 
Resumo dos resultados do Programa de Monitoramento - 3º trimestre/2018 
- 17 planos com comercialização suspensa
- 3 operadoras com planos suspensos
- 156.617 consumidores protegidos 
- 19 planos reativados
- 7 operadoras com reativação total de planos (16 produtos)
- 1 operadora com reativação parcial de planos (3 produtos) 
 
Acesse aqui a lista de planos com comercialização suspensa  
Acesse aqui a lista de operadoras com planos totalmente reativados  
Acesse aqui a lista de operadoras com planos parcialmente reativados  
Veja a classificação de todas as operadoras  
Veja a apresentação com os resultados
 
Informações detalhadas por operadora e por faixa de classificação 
Os beneficiários também podem consultar informações do monitoramento  por operadora, conferindo o histórico das empresas e verificando, em  cada ciclo, se ela teve planos suspensos ou reativados.   
Para dar mais transparência e possibilitar a comparação pelos  consumidores, a ANS disponibiliza ainda um panorama geral com a situação  de todas as operadoras, com a classificação das empresas nas quatro  faixas existentes (que vão de 0 a 3).   
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