O ano de 2018 foi desafiador para todas  as empresas no País. Para a Porto Seguro não foi diferente. Com mais de  70 anos de mercado e ocupando a primeira posição nos ramos de Seguro  Auto e Residência, a companhia demonstrou, na visão de seu presidente,  Roberto Santos, “resiliência em períodos econômicos mais difíceis,  sobretudo, nos últimos anos e especialmente em 2018”.
Em entrevista exclusiva ao CQCS, o  executivo falou sobre os desafios enfrentados no ano passado, a chegada  das startups ao mercado segurador, a expectativa da Porto Seguro para  2019 e, claro, a parceria com os corretores de seguros.
“Hoje, o Corretor é visto não mais como  vendedor, mas como um consultor, auxiliando o cliente nas melhores  escolhas de acordo com o seu perfil e as suas necessidades. Isso, por si  só, demanda que os profissionais se atualizem constantemente. Outro  ponto importante é a necessidade dos corretores se adaptarem a profunda  transformação digital em curso no mercado segurador. Atenta a esta  necessidade, a Porto Seguro além de adaptar os seus processos a esta  realidade, vem ajustando suas ferramentas para apoiar os corretores  neste processo”, enfatiza.
O presidente da Porto Seguro afirma que o  mercado de seguros seguirá crescendo em 2019 e necessitará de  profissionais qualificados para atender aos novos clientes, que estão  cada vez mais exigentes, e às novas demandas que devem surgir em um  futuro próximo.
“Acreditamos que a elaboração de  produtos que combinam serviços e assistências continuará crescendo em  2019. A transformação digital irá gerar importantes ganhos de  produtividade, trazendo importante redução de despesas, sem contar maior  agilidade e facilidade nas interações seguradora/corretor/segurado”,  analisa.
Para Roberto Santos, embora o seguro de  automóvel ainda seja um dos destaques do mercado, é importante que o  Corretor olhe com mais atenção para alguns produtos.
“Previdência privada deve ganhar impulso  em razão da reforma da Previdência Social. A procura por seguros de  responsabilidade civil e proteção patrimonial também deve crescer  considerando a retomada de obras no país. Produtos voltados às pequenas e  médias empresas devem alavancar no período, dada à retomada da  economia. Também acreditamos que ainda existe bastante espaço para  crescimento em seguros de vida e odontológico”, aconselha.
Confira abaixo alguns dos principais pontos da entrevista:
2018
“O ano de 2018 foi desafiador para todas  as empresas. Mas, apesar disso, a companhia obteve um ótimo resultado.  Entre os principais destaques da companhia deste ano, estão alguns  produtos como: Azul e Itaú Auto, Porto Seguro Saúde, Vida e Cartão de  Crédito.”
Seguro Auto Popular
“Mais de 30 milhões de veículos não  contam com seguro no Brasil, o que corresponde a praticamente 70% dos  carros hoje em circulação, de acordo com a CNseg (Confederação Nacional  das Seguradoras). Para incentivar a inclusão securitária e atender a  essa parcela de clientes, que muitas vezes não consegue contratar um  seguro de automóvel tradicional, oferecemos os produtos Azul Auto  Popular e o Azul Auto Leve. O seguro Azul Auto Popular é relativamente  novo no mercado. O destaque em crescimento tem sido o Azul Auto Leve,  devido a ofertas de coberturas enxutas e essenciais e parcelamento em  até 10 vezes sem juros”.
Insurtechs
“As startups estão em todas as áreas e  claro que também estão presentes no mercado segurador. A Porto Seguro  enxerga esse cenário não como uma ameaça e sim como oportunidade.  Acreditamos que o segmento tem muito a crescer com o aprendizado das  insurtechs, pois elas surgem com o objetivo de otimizar e aprimorar  processos tanto para seguradoras quanto para corretores e segurados. Já  atentos a esse movimento, criamos, em 2015, a Oxigênio Aceleradora. Com a  iniciativa, buscamos estimular o empreendedorismo e contaminar nossa  estrutura com práticas disruptivas de desenvolvimento de produtos e  processos.”
2019
“O mercado de seguros sentiu os impactos  da instabilidade econômica nos últimos anos, embora tenha apresentado  resultados mais expressivos do que outros setores. Consideramos que o  setor tem grande potencial de crescimento, sobretudo nas carteiras de  previdência privada e nos produtos voltados a pequenas e médias  empresas, que devem ganhar impulso pela retomada econômica. A Porto  Seguro acompanha as movimentações do mercado e busca oferecer serviços e  produtos a seus clientes, que atendam as suas necessidades e tragam  comodidade no dia a dia.”