O ano de 2018 foi desafiador para
todas as empresas no País. Para a Porto Seguro não foi diferente.
Com mais de 70 anos de mercado e ocupando a primeira posição nos
ramos de Seguro Auto e Residência, a companhia demonstrou, na visão
de seu presidente, Roberto Santos, “resiliência em períodos
econômicos mais difíceis, sobretudo, nos últimos anos e
especialmente em 2018”.
Em entrevista exclusiva ao CQCS, o
executivo falou sobre os desafios enfrentados no ano passado, a
chegada das startups ao mercado segurador, a expectativa da Porto
Seguro para 2019 e, claro, a parceria com os corretores de
seguros.
“Hoje, o Corretor é visto não mais
como vendedor, mas como um consultor, auxiliando o cliente nas
melhores escolhas de acordo com o seu perfil e as suas
necessidades. Isso, por si só, demanda que os profissionais se
atualizem constantemente. Outro ponto importante é a necessidade
dos corretores se adaptarem a profunda transformação digital em
curso no mercado segurador. Atenta a esta necessidade, a Porto
Seguro além de adaptar os seus processos a esta realidade, vem
ajustando suas ferramentas para apoiar os corretores neste
processo”, enfatiza.
O presidente da Porto Seguro afirma
que o mercado de seguros seguirá crescendo em 2019 e necessitará de
profissionais qualificados para atender aos novos clientes, que
estão cada vez mais exigentes, e às novas demandas que devem surgir
em um futuro próximo.
“Acreditamos que a elaboração de
produtos que combinam serviços e assistências continuará crescendo
em 2019. A transformação digital irá gerar importantes ganhos de
produtividade, trazendo importante redução de despesas, sem contar
maior agilidade e facilidade nas interações
seguradora/corretor/segurado”, analisa.
Para Roberto Santos, embora o
seguro de automóvel ainda seja um dos destaques do mercado, é
importante que o Corretor olhe com mais atenção para alguns
produtos.
“Previdência privada deve ganhar
impulso em razão da reforma da Previdência Social. A procura por
seguros de responsabilidade civil e proteção patrimonial também
deve crescer considerando a retomada de obras no país. Produtos
voltados às pequenas e médias empresas devem alavancar no período,
dada à retomada da economia. Também acreditamos que ainda existe
bastante espaço para crescimento em seguros de vida e
odontológico”, aconselha.
Confira abaixo alguns dos
principais pontos da entrevista:
2018
“O ano de 2018 foi desafiador para
todas as empresas. Mas, apesar disso, a companhia obteve um ótimo
resultado. Entre os principais destaques da companhia deste ano,
estão alguns produtos como: Azul e Itaú Auto, Porto Seguro Saúde,
Vida e Cartão de Crédito.”
Seguro Auto Popular
“Mais de 30 milhões de veículos não
contam com seguro no Brasil, o que corresponde a praticamente 70%
dos carros hoje em circulação, de acordo com a CNseg (Confederação
Nacional das Seguradoras). Para incentivar a inclusão securitária e
atender a essa parcela de clientes, que muitas vezes não consegue
contratar um seguro de automóvel tradicional, oferecemos os
produtos Azul Auto Popular e o Azul Auto Leve. O seguro Azul Auto
Popular é relativamente novo no mercado. O destaque em crescimento
tem sido o Azul Auto Leve, devido a ofertas de coberturas enxutas e
essenciais e parcelamento em até 10 vezes sem juros”.
Insurtechs
“As startups estão em todas as
áreas e claro que também estão presentes no mercado segurador. A
Porto Seguro enxerga esse cenário não como uma ameaça e sim como
oportunidade. Acreditamos que o segmento tem muito a crescer com o
aprendizado das insurtechs, pois elas surgem com o objetivo de
otimizar e aprimorar processos tanto para seguradoras quanto para
corretores e segurados. Já atentos a esse movimento, criamos, em
2015, a Oxigênio Aceleradora. Com a iniciativa, buscamos estimular
o empreendedorismo e contaminar nossa estrutura com práticas
disruptivas de desenvolvimento de produtos e processos.”
2019
“O mercado de seguros sentiu os
impactos da instabilidade econômica nos últimos anos, embora tenha
apresentado resultados mais expressivos do que outros setores.
Consideramos que o setor tem grande potencial de crescimento,
sobretudo nas carteiras de previdência privada e nos produtos
voltados a pequenas e médias empresas, que devem ganhar impulso
pela retomada econômica. A Porto Seguro acompanha as movimentações
do mercado e busca oferecer serviços e produtos a seus clientes,
que atendam as suas necessidades e tragam comodidade no dia a
dia.”