1. Conheça bem seu
produto/serviço - Saber o que está oferecendo aumenta
a confiança do vendedor e torna seu discurso mais crível.
Familiarizar-se completamente com o que você está vendendo e
conhecer as vantagens e desvantagens do produto ou serviço fará uma
grande diferença no nível de confiabilidade que será estabelecida
entre o vendedor e o cliente. Se você não sabe o que está
oferecendo, também não saberá qual a melhor forma de oferecê-lo, e
isso transparece para o cliente.
2. Conheça o
consumidor - Buscar entender quem é o consumidor do
seu produto ajuda a criar a melhor estratégia de marketing e
abordagem para aquele perfil. Além disso, concentrar-se em tentar
entender quem é o cliente individualmente é essencial para o
momento da compra de fato. Essa é uma das grandes dicas para
fechamento de vendas: reaja ao cliente de acordo com o que
ele demonstra na hora da interação. O conhecimento prévio do perfil
do consumidor e a análise instantânea de cada cliente, combinados,
darão ao vendedor as armas certas para fechar a venda e solidificar
o relacionamento.
3. Demonstre curiosidade
pelo seu cliente. Faça perguntas, mostre-se
interessado. Esse tipo de atenção fortalece a confiança do
consumidor no vendedor.
4. Personalize o
atendimento - Essa é uma das principais tendências
dos dias atuais e está entre as mais importantes dicas de vendas de
roupas, por exemplo. Não basta oferecer qualquer produto, qualquer
peça de vestimenta, o vendedor precisa aplicar o conhecimento do
consumidor, citado na dica anterior, e personalizar a abordagem
feita com cada cliente. Se o consumidor tem um perfil X de
vestuário - que será identificado pela roupa que ele estiver usando
e através da conversa - o vendedor não o leva para o lado da loja
que oferece o perfil Y. A personalização, que implica em
investimento de tempo no cliente, é um grande diferencial para a
conquista do cliente, portanto.
5. Assegure uma boa base de
clientes - No livro Adapte-se ou Morra, que reúne
lições de negócios colhidas pela Fast Company, Michael Treacy,
ex-professor do MIT, compartilha que "se você quer crescer, não
pode se dar ao luxo de encolher". Isso significa concentrar-se em
preservar os clientes que você ou sua empresa já possuem, antes de
buscar a expansão, que deve vir quando a base de clientes anterior
já estiver suficientemente sólida.