Os idosos são os principais alvos de quadrilhas especializadas em golpes do seguro vida. Segundo reportagem veiculada no programa “Profissão Repórter” da TV Globo, esse golpe vem sendo aplicado há mais de cinco anos e ocorre quase sempre após a contratação de um empréstimo consignado pela vítima.
Em muitos casos, os aposentados e pensionistas sequer percebem que foram vítimas do golpe, uma vez que valor do seguro – em torno de R$ 20,00 – é descontado direto da folha de pagamento.
O programa recebeu a denúncia de uma ex-funcionária de correspondente bancário, que operava com uma empresa autorizada a vender produtos como o empréstimo consignado. “Correspondentes bancários fazem alguns serviços de banco como abertura de conta, financiamento de imóvel, empréstimos”, conta a ex-funcionária, na reportagem.
Para ter acesso a um desses serviços, o cliente precisa entregar diversos documentos. Segundo a denúncia, correspondentes bancários de má-fé estão usando esses dados para captar clientes para empresas que vendem seguros de vida.
Segundo a ouvidoria do INSS, já foram recebidas mais de quatro mil denúncias de serviços que os aposentados nunca contrataram, mas que são descontados da aposentadoria por empresas privadas e associações.
A reportagem cita a Sabemi como uma seguradora contra a qual há mais de 1.200 queixas relacionadas ao seguro de vida.