Pesquisa realizada pelo Ibope
indica que planos são contratados para serem usados, diferente de
outros tipos de seguro
Em média, 88% dos beneficiários de
planos médico-hospitalares utilizam serviços de saúde todo ano. O
dado consta em pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência a pedido
do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) e revela que o
desejo de ter um plano de saúde, o 3° maior do brasileiro segundo a
mesma pesquisa, é justificado também pelo uso dos serviços de
assistência médica.
A pesquisa indica que 86% dos
beneficiários destes planos de saúde passaram por ao menos uma
consulta nos últimos 12 meses; 78% realizaram exames diagnósticos;
e, 17% foram internados. “O resultado indica claramente que o
brasileiro adquire um plano de saúde na quase certeza de que terá
necessidade de utilizá-lo assim que tiver cumprido as carências”,
avalia José Cechin, superintendente executivo do IESS. “Isso vale
tanto para os novos adquirentes quanto para todos os que já têm
plano ou seguro de saúde, pois 88% de todos eles percebem a
necessidade de utilizá-lo a cada ano”, completa.
O comportamento é bastante
diferente daquele encontrado em outros segmentos de seguro. Por
exemplo, o total de solicitações para cobertura de sinistros
automobilísticos está ao redor de 29% de toda a carteira segurada,
de acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep),
autarquia vinculada ao Ministério da Economia que é responsável
pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência
privada aberta, capitalização e resseguro. Ou seja, de cada 100
veículos segurados, 29 buscam atendimento de algum sinistro junto
ao segurador.
Cechin reforça que a diferença é positiva. “Enquanto ninguém quer
usar o seguro do automóvel, porque isso significa que a pessoa se
envolveu em um acidente, a maioria dos beneficiários recorre a
serviços de assistência à saúde, inclusive procedimentos
preventivos, a cada ano”, comenta. “Isso significa que os
beneficiários estão se cuidando mais e terão mais qualidade de vida
no futuro”, prevê.
O levantamento do Ibope revela,
ainda, que ter segurança e respaldo com relação à saúde é o
principal motivo para ter um plano de acordo com 48% dos
beneficiários. Já 34% dos entrevistados apontam a qualidade do
atendimento como o principal motivo para a posse de um plano.
O IBOPE Inteligência ouviu 3,2 mil
pessoas (1,6 mil beneficiários e 1,6 mil não beneficiários) em oito
regiões metropolitanas do País (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo
Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Brasília e Manaus) entre
abril e maio de 2019. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos
porcentuais (p.p.) para mais ou para menos e o nível de confiança é
de 95%.