Um grupo de empresas se juntou à Fundação Getúlio Vargas (FGV) para criar o primeiro “think tank”, ou seja, um laboratório de estratégias e discussão de novas ideias, voltada ao mercado de seguros do país. A parceria foi firmada após a percepção de que é preciso realizar diagnósticos efetivos e embasados academicamente para conseguir resultados. A informação foi dada pelo site Valor Econômico, em matéria publicada dia 12/02.
O novo centro de pesquisa, batizado de Instituto de Inovação e Seguros (IIS), será parte da FGV e coordenado pelo professor Gesner Oliveira, chefe do Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da fundação, e de Goret Paulo, diretora da Rede de Pesquisa e Conhecimento Aplicado da FGV.
Entre os primeiros patrocinadores, estão confirmados no comitê gestor BMG Seguros, Mattos Filho e Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib). B3 e IRB, além de uma “big tech” global, estão em fase de finalização das análises para entrarem no conselho.
Para o sócio do escritório Mattos Filho, Cassio Amaral, “o mercado segurador e ressegurador no Brasil e na América Latina se ressente de um think tank que pense de forma relativamente imparcial, fora do mercado”. Conforme o advogado, “é preciso oxigenar e ventilar o mercado e trazer stakeholders que pensam diferente”, disse ao site.