Leonardo de Freitas, Diretor da Organização de Vendas do Grupo Bradesco Seguros, foi o convidado do encontro remoto do Clube dos Seguradores da Bahia nesta quinta-feira, 10/06. O executivo fez uma apresentação mostrando as oportunidades do mercado de seguros e o papel do corretor neste cenário.
Leonardo lembrou que os clientes estão mais exigentes e os corretores devem se preparar para esse novo mundo. “O isolamento fez com que a sociedade revisse hábitos. Mais de 400 dias de isolamento e as pessoas mudaram rotinas e a forma de consumir produtos”, ponderou.
Ele explicou que o corretor terá que abordar esse novo cliente de maneira diferente. “Ele terá de ofertar de maneira mais ampla”, destacou. Leonardo lembrou, por exemplo, que hoje a forma de como se vende seguro de vida é diferente. “Não falamos mais de morte. Falamos de tranquilidade para família, liberação de patrimônio, falamos de futuro e continuidade”, explicou.
Nesse sentido, o executivo disse que o sorriso é um motivo para comprar seguro. “Encontre produtos para seus clientes. Mude a narrativa. Entender o cliente ajuda a conectar”, sugeriu.
O executivo da Bradesco destacou também a importância de propósito e da qualidade do atendimento. Ele disse que atualmente percebe-se os clientes leais a marcas e citou como exemplo a relação dos usuários da Apple com a marca. “Quantos de vocês geram valor para seus clientes? É preciso tirar o foco de vender produtos. Nós também vendemos relacionamentos. Os seres humanos são seres emocionais”, disse.
Por isso ele defendeu que é importante o corretor olhar para o cliente de maneira especial. “É preciso entender o que ele faz, o que ele gosta. Somos gente cuidando de gente, é sempre válido pensar fora da caixa”, alertou.
Falando especificamente sobre produtos, Leonardo destacou que em 2020 o mercado viu fôlego para alguns produtos como o seguro residencial. “O aumento da permanência na residência gerou aquecimento deste seguro”.
Ele ressaltou também as transformações que a Susep tem feito para flexibilizar o mercado de seguros. “O objetivo é diversificar os produtos oferecidos, reduzir preço e ampliar a cobertura de seguro no país”, afirmou. A expectativa, segundo ele, é ter produtos de seguros mais adequados às necessidades dos clientes.
Sobre o corretor de seguros, Leonardo lembrou que por tradição, a Bradesco Seguros considera – e reconhece – a força da distribuição do corretor de seguros. “Os corretores se tornaram os principais mediadores e se conectaram com a sociedade. Essa nova geração se movimenta por significado e propósito. E se tem uma profissão que tem propósito é a do corretor de seguros que levanta todos os dias para proteger a sociedade”, ressaltou.
Para ele, assim como foi em 2020, a capacitação deve ser a palavra-chave em 2021. Ele contou que ano passado a companhia registrou 123 mil participações nas lives promovidas pela companhia. “Essa semana fizemos o lançamento de um novo seguro de vida que contou com a participação de 5.150 corretores”, revelou.
Ele destacou ainda que a Bradesco tem foco no cliente. “Colocamos o cliente no centro da nossa estratégia. Ampliamos e aprimoramos centrais de atendimento e criamos processos mais intuitivos”, disse.