O
mercado de Títulos de Capitalização registrou uma receita de R$ 7,6
bilhões entre os meses de janeiro e abril, um avanço de 5,3% em
comparação a igual período do ano passado. Os dados
são da FenaCap (Federação Nacional de
Capitalização), que reúne todas as empresas de capitalização
autorizadas a operar no País.
“Há
um ano, estávamos no início das restrições provocadas pela
pandemia, quando a crise sanitária interrompeu uma trajetória de
crescimento. Mas o setor mostrou sua importância e sua função
social e, desde fevereiro, vem apresentando alta nos negócios, com
desempenho positivo na arrecadação”, analisa Marcelo Farinha,
presidente da FenaCap (foto).
Merece destaque a modalidade Filantropia Premiável, que tem
evolução diferenciada. No primeiro quadrimestre, a receita do
produto cresceu 70,7% em comparação ao mesmo período do ano
passado, atingindo R$ 799 milhões. Os resgates da modalidade,
que são destinados a organizações filantrópicas previamente
credenciadas pelas empresas de capitalização, alcançaram R$ 437,4
milhões.
Reservas, prêmios e resgates
Ainda de acordo com os dados divulgados pela FenaCap, as reservas
técnicas – que correspondem aos recursos de títulos de
capitalização ativos – somaram R$ 32,5 bilhões, um crescimento de
5,7%, considerando o mesmo período do ano passado. Foram pagos
R$ 415 milhões a clientes sorteados, e R$ 6,4 bilhões
foram devolvidos sob forma de resgates antecipados e finais – o que
reforça a relevância do setor para as pessoas e, claro, para a
economia brasileira.
Títulos de capitalização: soluções para vários perfis de
clientes
Instrumento de Garantia – Substitui a figura do
fiador nas transações de aluguel de imóveis e funciona como
garantia para operações financeiras e contratos de qualquer
natureza.
Filantropia Premiável – O consumidor cede o
direito de resgate da sua reserva para uma instituição filantrópica
previamente credenciada pelas empresas de capitalização e participa
de sorteios.
Popular – Permite que o consumidor adquira um
título de valor acessível com direito ao resgate de até 50% do
valor pago e concorra a prêmios ao longo da vigência.
Tradicional – O objetivo dessa modalidade é a
formação de uma reserva, de maneira programada, por um prazo
previamente conhecido e valor predeterminado. Dá direito a
participar de sorteios e ao resgate de 100% do que foi pago,
atualizado pela TR, ao fim do prazo de vigência.
Incentivo – Nessa modalidade, uma empresa de
varejo, por exemplo, adquire uma série exclusiva de títulos e cede
aos seus clientes o direito a participar de sorteios.
Compra Programada – Essa modalidade permite a
acumulação mensal vinculada à aquisição de bens duráveis com
sorteio de prêmios.