Resultado pode estar
relacionado, segundo a Agência, a mudanças nas formas de acesso aos
canais de reclamação e à recente entrada em vigor da RN 259
O novo índice de reclamações evidencia uma tendência
de crescimento da procura pela ANS, podendo estar associado,
segundo a Agência, a mudanças nas formas de acesso aos canais de
reclamação disponibilizados pela ANS (novo site, por exemplo) e à
recente entrada em vigor da RN 259, que dispõe sobre a garantia de
atendimento aos beneficiários de planos privados de assistência à
saúde.
Entretanto, o número de operadoras médico-hospitalares bem
avaliadas aumentou. O número de operadoras médico-hospitalares com
pontuação de 0,60 ou mais passou de 125 (9,7% das operadoras
avaliadas), em 2007, para 360 (32,6%), em 2010. Não havia nenhuma
operadora com pontuação de 0,80 ou mais em 2007, ao passo que, em
2010, 46 obtiveram esta pontuação.
Para mais detalhes, veja o balanço
aqui.