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ANS suspende vendas de 268 planos de saúde de 37 operadoras

Fonte: Data: 10 julho 2012 21 comentários

Medida foi causada por descumprimento de prazos de atendimento.Proibição entra em vigor na sexta-feira (13),diz diretor da ANS.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar suspendeu nesta terça-feira (10) o direito de comercialização de 268 planos de saúde, administrados por 37 operadoras, por descumprimento de prazos estabelecidos pela agência para atendimento médico, realização de exames e internações.  O diretor-presidente da (ANS), Mauricio Ceschin, informou que a suspensão vale a partir da sexta-feira (13), para que os planos possam comunicar a decisão da agência a seus departamentos comerciais.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que essas operadoras de saúde, se quiserem continuar vendendo esses produtos, têm que tratar bem os usuários. As 37 operadoras administram mais de mil planos, explicou Padilha. Os 268 que tiveram novas vendas proibidas tiveram reclamações reiteradas. Entre eles, há planos privados e corporativos. A cada três meses a ANS avaliará os planos de saúde, podendo revogar a suspensão, explicou Ceschin.

Se em três meses o número de reclamações diminuir, a agência será comunicar que a suspensão foi revogada e pode voltar comercializar o produto. Se continuarem as reclamações, a suspensão é mantida, explicou o diretor da ANS.

Na semana passada, a ANS havia informado que estudava suspender a comercialização de planos de saúde de 40 operadoras.

"A suspensão da venda de novos planos é uma atitude pedagógica para essas operadoras e esses planos de saúde, que tiveram seis meses para se adequar às normas, desde sua implantação", disse Padilha. Segundo disse, proibir venda de novos planos permitirá à operadora reorganizar a rede e melhorar seu produto.

Multa e consumidores
Segundo a Ceschin, os planos de saúde afetados poderão ser multados em R$ 250 mil caso insistam em ter novos beneficiários.

Esses planos que tiveram as vendas suspensas reúnem 3,5 milhões de beneficiários que não terão qualquer prejuízo, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. No país, 50 milhões de pessoas são associadas a algum plano de saúde ou odontológico, disse Padilha.

Segundo Padilha, a partir das denúncias de demora no atendimento, criou-se uma resolução específica determinando prazos para todos os tipos de procedimento.

“Criamos uma forma de monitorar se isso é cumprido através do número de denúncias. Se em dois monitoramentos (um a cada três meses) houver piora no atendimento, o plano fica impedido de comercializar. Isso é uma proteção ao beneficiário. Se o plano aumentar o número de pessoas associadas não vai conseguir atender bem, uma vez que já está atendendo mal aos seus antigos beneficiários. Ele não pode atender a novas pessoas enquanto não atender no prazo os seus beneficiários tradicionais”, explicou.

“Além das denúncias no site, tem a atualização dos beneficiários dos planos de saúde junto à ANS. Os dados são cruzados e podemos identificar se os planos com vendas suspensas têm novos beneficiários”, disse Ceschin.

Mais de 100 empresas com reclamações
Ao todo, 105 empresas tiveram reclamações pelo segundo trimestre consecutivo.

Os casos denunciados pelos usuários à ANS são de desrespeito à Resolução Normativa nº 259. A medida estabelece o tempo máximo permitido entre o pedido de um procedimento, como consultas, exames e cirurgias, e seu atendimento. Os prazos variam de acordo com o tipo de solicitação.

Das cerca de mil operadoras de plano de saúde, 162 tiveram reclamações de usuários sobre o descumprimento dos prazos no segundo trimestre de 2012. Os atrasos foram registrados entre os dias 19/03 e 18/06. No primeiro trimestre, a porcentagem foi de 19%.

Segundo a ANS, as operadoras de planos de saúde que não cumprem os prazos definidos pela agência estão sujeitas a multas de R$ 80 mil a R$ 100 mil, para situações de urgência e emergência. E, em casos de descumprimentos constantes, podem sofrer medidas administrativas.

Por isso, o consumidor deve prestar atenção. Após tentar agendar o atendimento com os profissionais ou estabelecimentos de saúde credenciados e não obter sucesso dentro do prazo máximo previsto, deve entrar em contato com a operadora para uma alternativa. Nesse contato, a pessoa deve anotar o número de protocolo, que servirá como comprovante da solicitação.

Se a operadora não oferecer solução, o consumidor deverá, tendo em mãos o número do protocolo, fazer a denúncia à ANS por meio de um dos canais de atendimento: Disque ANS (0800 701 9656), Central de Relacionamento no site da agência ou ainda, presencialmente, em um dos 12 núcleos da ANS nas principais capitais brasileiras.

Veja a lista das operadoras que tiveram vendas de planos suspensas:
Admedico Administração de Serviços Médicos A Empresa Ltda
Administração Brasileira de Assistência Médica
ASL- Assistência à Saúde
Assistência Médico Hospitalar São Lucas
Beneplan Plano de Saúde LTDA
Casa de Saúde São Bernardo SA
Centro Clínico Gaúcho LDTA
Centro Trasmontano de São Paulo
Excelsior Med
Fundação Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte
Fundação Waldemar Barnsley Pessoa
Green Line Sistema de Saúde
Grupo Hospitalar do Rio de Janeiro LTDA
HBC Saúde S/C LTDA
Memorial Saúde LTDA
Nossa Saúde – Operadora Planos Privados de Assistência à Saúde LTDA
Operadora Ideal Saúde LTDA
Porto Alegre Clínicas S/S LTDA
Prevent Senior Operadora de Saúde LTDA
Real Saúde LTDA EPP
Recife Meridional Assistência Médica LTDA
Samp Espírito Santo Assistência Médica LTDA
São Francisco Assistência Médica LTDA
São Francisco Sistemas de Saúde Sociedade Empresária LTDA
Saúde Medicol SA
Seisa Serviços Integrados de Saúde LTDA
SMS – Assistência Médica LTDA
Social – Sociedade Assistencial e Cultural
SOSaúde Assistência Médico Hospitalar
Unimed Brasília Cooperativa de Trabalho Médico
Unimed Federação Interfederativa das Cooperativas Médicas do Centro-Oeste e Tocantins
Unimed Guararapes Cooperativa de Trabalho Médico
Unimed Maceió Cooperativa de Trabalho Médico
Unimed Paulistana Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico.
Universal Saúde Assistência Médica SA
Vida Saudável S/C LTDA
Viva Planos de Saúde LTDA

Portal Multicalculo

Por Assessoria de Imprensa do Portal Multicalculo, a melhor ferramenta de aux�lio a vendas de planos de sa�de e odontol�gicos da internet. Contato com o autor para mais informa��es: [email protected]

 

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Veja abaixo os comentários de outros usuários.


"Considero esta atitude da ANS, correta uma vez que temos que negociar com os clientes veracidade dos produtos, sinto por mim mesma que fiquei prejudicada com minha produçao e dívidas, todavia acredito que nimguem vai querer perder com as atuais normativas. O cliente merece este olhar aberto da ANS, PARABÈNS!!!!"

margarete zanotti, às 02/08/2012 14:08


"Acho que o dinheiro gasto com muitas festinhas e viagens deveria ser investido em outras coisas mais aproveitável,mas tem alguma coisa para ser revista,alguém ficou de fora vocês não acha."

Pedro Carlos Neto, às 17/07/2012 18:07


"Concordo com a (ANS), espero que este tempo de MEDITAÇÃO, em respeito aos clientes e aos corretores, seja bem aproveitado pelas operadoras!!!"

luiz carlos speda, às 17/07/2012 10:07


"É um absurdo. Um plano com qualidade como a Unimed jamais poderia entrar na lista de planos suspensos! Pra quem vende Unimed como eu, dá tristeza saber de uma notícia como essa. Isso desvaloriza o mercado e facilita monopólios! Tomara que essa situação constrangedora seja resolvida o mais rápido possível!"

Caetano, às 16/07/2012 14:07


"Seria de real interesse dos consumidores que a ANS intervisse nos valores cobrados a pessoas acima de 59 anos,não e possivel que as operadoras cobrem a estes usuarios as mensalidades absurdas que cobram. "

elton Bernardes, às 16/07/2012 12:07


"É isso aí pessoal: as operadoras tem que ter mas resposabilidade; não é só sacrificar os colegas, consultores e os clientes usuários. Quem não tem condições não se estabelece. Adelmar Badeca 100% pelos Trabalhadores e Aposentados "

Adelmar Badeca, às 12/07/2012 13:07


"Acredito que a ANS está com toda razão em interferir, pois é absurdo pagar um valor altíssimo num plano de saúde e não ter o atendimento adequado. Essa medida é totalmente a favor do cliente. Mas como corretora fico preocupada, pois vai nos atrapalhar e muito."

iranilde pinheiro rocha, às 12/07/2012 10:07


"Embora seja necessario,em beneficio dos clientes,mas vai atrapalhar e muito nossa vida."

mariainezfranciscopereira, às 11/07/2012 21:07


"Perdoem-me, mas no meu comentário anterior esqueci de mencionar os planos por Adesão via sindicatos e associações...gente vamos ser honestos...de Clube para Administradora!!!? Fala sério! Mensuramento de sinistralidade na carteira por nichos? Bem...é melhor eu ficar quieto. ANS até quando?"

Jairo Soares de Lima, às 11/07/2012 17:07


"O reajuste de Planos de Saude deveria ser por igual e nunca diferenciado."

Julio dos Reis Santos, às 11/07/2012 17:07


"Gente...tem alguma coisa de errado com essa relação de supensos, não tem? Uma das operadoras que mais tem problemas no atendimento não está na relação. Os clientes dessa operadora não conseguem marcar consultas antes de 30 ou 40 dias. Bem...não posso mencionar outra letra, se não posso me complicar. Quanto a ANS? Bem....éh...!!! E os PME's, MPE's; reajuste técnico em contratos a partir de 03 vidas; a logistica de distribuição dos planos.. e por aí vai. Acorda ANS, passe realmente a trabalhar em benefício do consumidor."

Jairo Soares de Lima, às 11/07/2012 16:07


"Acho que está medida é a mais Correta, inclusive creio que ainda tenha mais operadoras a serem suspensas. Devido ao pessimo atendimento ao Cliente, e Descaso com os PERCUSSORES de toda esta Riquesa das Operadoras; me refiro aos Corretores de SEGUROS SAÚDE, que tem um Total descaso da Maioria das operadoras. Mas td bem infelizmente é assim. Espero que Agora as operadoras deem mais atenção aos Clientes e Tratem como Clientes e não como animais. "

MARCOS SILVA FERREIRA, às 11/07/2012 15:07


"Alguma ação importante precisava ser tomada e a ANS deu o primerio passo, só nos resta contar as horas e esperar as "LIMINARES" deixando tudo como dantes no quartel de Abrantes."

Laercio de Queiroz, às 11/07/2012 14:07


"E os corretores ó!!! ..."

Dino Paladini, às 11/07/2012 13:07


"ja esta confirmado casos em que o atendimento pelo AMA ou UBS do governo o atendimento e mais rapido temos que punir essas operadoras sim pois os precos que pagamos e um absurdo. "

orlando bocchile junior, às 11/07/2012 12:07


"O que eu tinha a falar ja falei . Obrigado."

Julio dos Reis Santos, às 11/07/2012 11:07


"Esta foi a mrlhor medida já tomada pela ANS pois eu acho um abuso embora eu sei que vai mexer com todos comercialmente. Teria que ser verificado tambem a questão do Idoso pois as operadoras se negam a vender para não dar despezas mas na realidade muitaqs delas é para não pagar a corretagem isso é um absurdo pois então se apessoa tem condições de fazer embora isso seja rero hoje em dia devido a carestia do nosso pais e a pesima aposentadoria que o Trabalhador no Brasil é OBRIGADO a pagar para quando consegue se APOSENTAR isto é pois poucos conseguem por os politicos de nosso pais so sabem fazer leis trabalhistas a favor de si Proprio por que o Trabalhador aos 65 anos já esta super cansado e muitas vezes não consegue nem aproveitar a velhgice. Isso é que eu acho um absurdo piorf."

Julio dos Reis Santos, às 11/07/2012 11:07


"Os informativos Multicáculo são de grande utilidade, assuntos relevantes e atulizados do setor. Parabéns, por falar nisso prque ainda não colocaram um botão de feed no Multicálculo. Um grande abraço a todos . Mais uma vez parabéns."

Gilberto Carlos da Silva, às 11/07/2012 06:07


"É UM ABSURDO. ALGUMAS OPERADORAS AUMENTAM DESCARADAMENTE,SENDO QUE O ATENDIMENTO É PÉSSIMO E PRINCIPALMENTE POR TELEFONE, SÃO PESSOAS TOTALMENTE DESPREPARADAS E QUEM PAGA SOMOS NÓS, PODERIA FALAR DE ALGUMAS OPERADORAS, MAS O TEMPO VAI DIZER, VEJAM O QUE ESTà ACONTECENDO COM ESSAS OPERADORAS, O TEMPO DISSE. TEM QUE TER UMA SOLUÇÃO MESMO, PORQUE COMO ESTà NÃO DÃ."

LUCI MENDES, às 10/07/2012 21:07


" xiiiiiiiii"

Samuel / Raquel, às 10/07/2012 21:07

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