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Susep esclarece questionamentos de Corretores que ficaram confusos com atualizações de cadastros

Fonte: CQCS Data: 24 agosto 2021 Nenhum comentário

A Susep informou ao CQCS que não existirá mais a necessidade de recadastramentos, como ocorreram no passado. “Conforme o Manual de Orientação do Sistema de Registro de Corretores, sempre que houver alteração em seus dados cadastrais, os corretores deverão acessar o Sistema de Registro de Corretores diretamente pelo site da Susep ou pelo app Corretores SUSEP e atualizar seus dados”, explicou a autarquia, ao responder sobre as reclamações feitas por muitos corretores, nos últimos dias, sobre mensagens da Susep relacionadas a pendências no cadastro.  

O órgão regulador esclareceu ainda que o Sistema de Registro de Corretores verifica automaticamente a ocorrência de inconsistência ou pendência no cadastro do corretor de seguros, por meio do cruzamento de dados com outras bases oficiais. Em caso de identificação de pendência/inconsistência, como o nome informado diferente dos dados na Receita Federal, o corretor é alertado por meio do endereço eletrônico cadastrado no Sistema de Registro Eletrônico. Na mensagem encaminhada consta a situação identificada e o prazo para correção.  

A autarquia     assegurou também que o corretor de seguro “não precisa esperar o alerta da mensagem para conferir seus dados. Basta acessar o seu cadastro no Sistema de Registro de Corretores e, caso tenha qualquer pendência, ela aparecerá na tela inicial. “Caso o corretor não efetue a correção no prazo assinalado, o seu registro poderá ser suspenso”, advertiu a Susep.   

E mais: caso o registro tenha sido suspenso por problema no cadastro, basta o corretor efetuar a atualização devida, que retornará à condição de ativo, não sendo necessário realizar novo cadastro.  

O órgão regulador alertou também sobre a importância de o Corretor de Seguros atualizar o seu cadastro toda vez que houver alteração das suas informações, principalmente o seu endereço eletrônico.  

Até o momento a Susep não esclareceu sobre os Corretores que foram notificados sobre alguma pendência mas ao verificarem não encontraram nenhuma inconsistência.

Para ajuste de eventual inconsistência/pendência em seu cadastro de corretores, orientamos a realização dos passos a seguir:  

1 – Acesse o site https://www2.susep.gov.br/safe/Corretores/e faça login e clique em: acessar minha conta, ou entre via app Corretores SUSEP;  

2. Verifique as pendências indicadas ao acessar seu perfil, na primeira coluna da imagem abaixo. As instruções também podem ser acessadas no app Corretores SUSEP, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS. “Fique atento aos prazos indicados”, concluiu a Susep.

 

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