A
MAG Seguros, companhia de 186 anos especializada em seguro de vida
e previdência, foi reconhecida como 3ª melhor empresa para se
trabalhar no Rio de Janeiro no ranking da Great Place to Work
(GPTW). O reconhecimento é consequência das práticas presentes na
cultura da seguradora e que fazem parte do seu DNA, que é o
propósito de cuidar de pessoas, que impulsionam os times a não
apenas proporcionar um bom ambiente de trabalho, mas também uma
excelente jornada na companhia.
A
seguradora tem registrado um crescimento consistente ao longo da
última década e a pandemia ampliou os holofotes para o mercado de
vida e previdência. Por isso, a empresa ampliou o volume de
contratações e promoveu colaboradores. “O nosso setor e companhia
estão crescendo muito e a base para sustentar são as pessoas. De
janeiro a agosto de 2021 nós contratamos 318 novos colaboradores e
temos previsão de fechar o segundo semestre com um total de 210
contratações”, explica Patrícia Campos, diretora de Gente e Gestão
da MAG Seguros. (imagem anexada abaixo)
A
executiva ressalta, ainda, a importância que a seguradora dá de ser
uma marca empregadora diferenciada e atrativa. “Buscamos sempre o
desenvolvimento de nossas lideranças e dos colaboradores por meio
de programas ou workshops promovidos pelas escolas de nossa
universidade corporativa, que continuou com a programação de
treinamentos nos formatos remoto e online com o início da
pandemia”, afirma.
“A
gente faz uma gestão muito próxima e procura exercitar as práticas
culturais para um Great Place to Work. Temos uma área na companhia
direcionada ao clima, cultura e engajamento dos colaboradores e que
faz um trabalho de focus group com as áreas que
apresentaram uma nota abaixo da média da companhia”, completa a
diretora.
Com
o início da pandemia, a companhia precisou adaptar processos e
rotinas para manter a cultura de proximidade entre os times, mesmo
no trabalho remoto e por meio de ferramentas digitais. Para isso,
as áreas passaram a realizar reuniões periódicas das equipes para
reforçar o contato e o alinhamento das atividades. Além disso, a
cultura é fortalecida e a integração garantida mensalmente através
de um evento online para todos os colaboradores: o MAG day.
Outra ação foi a adaptação da reunião de lideranças para o modelo
online e com uma maior frequência de realização, a fim de nortear,
empoderar e garantir a disseminação das informações importantes
para os líderes de todo o país e, consequentemente, suas
equipes.
“Por
fim, também vale destacar a transparência cada vez mais forte da
companhia com os colaboradores por meio de comunicados que, em
março de 2020 eram diários, passando a ocorrer três vezes por
semana e, atualmente, é mantido semanalmente. Esta foi uma nova
ação de compartilhamento de informação que ganhou força durante a
pandeia e certamente será mantida quando tudo isso passar, pois já
foi internalizado na nossa cultura”, diz Patrícia.
A
companhia possui também diversos programas internos, como o Você +
Saudável, direcionado à qualidade de vida e bem-estar, que inclui
uma série de iniciativas como o Tamo Junto. Ele oferece serviços
gratuitos para colaboradores e seus familiares como orientação
psicológica, assistencial, jurídica e financeira, que certamente
são fundamentais para a saúde emocional. Também fazem parte da
iniciativa benefícios como, Gympass para colaboradores e extensivo
aos dependentes; atendimento médico e nutricional; planos de saúde
e odontológico, além de aulas diárias de diferentes atividades,
como alongamento e ritmos; e folga no dia do aniversário. Essas
ações contribuíram para que a companhia se destacasse na pesquisa
pela capacidade de oferecer equilíbrio na saúde emocional,
principalmente nesses tempos atípicos.
Além
disso, a seguradora conta com o Plural, programa de diversidade e
inclusão da companhia, que conta com 80% de seus colaboradores
pertencentes a, pelo menos, um grupo minorizado.
“Eu
entendo que muitos fatores fazem de uma empresa um bom lugar para
se trabalhar. Posso pontuar alguns deles: clima organizacional
favorável com um ambiente amistoso livre de hostilidade em que
pessoas possam ser quem realmente elas são, lideranças inspiradoras
que promovam o desenvolvimento profissional dos colaboradores; ser
uma companhia que atue em um mercado potencial ou em crescimento;
além, é claro, de bons benefícios”, resume Patrícia.