Em nota ao mercado, a Bradesco Saúde anuncia ser "a primeira operadora de saúde acreditada conforme os padrões da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com nota máxima, nível 1". A seguradora, que foi certificada pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) - instituição homologada pela ANS e representante exclusivo da Joint Comission International (JCI) no Brasil -, é pioneira em acreditação de operadoras de saúde no país e única no mercado que possui selo com base em parâmetros internacionais.
Com a acreditação, a Bradesco Saúde reforçou a sua diretriz quanto ao cuidado com a saúde do segurado. Houve incrementos na qualidade de processos e nas informações transmitidas, o que inclui dados sobre direitos do segurado; orientações quanto à utilização do seguro e como cuidar da saúde; compromisso com a qualidade da rede referenciada de prestadores de serviços médicos; agilidade do atendimento do plano de saúde e no relacionamento, de forma ética e transparente; preocupação com a melhoria contínua, incluindo a utilização da opinião dos segurados para promover qualidade, entre outros.
A acreditação é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de instituições de saúde, de caráter voluntário. O processo consiste na verificação de que as práticas da organização atendam a padrões predeterminados, cujo foco principal é a saúde dos segurados. No Brasil, o processo de acreditação para empresas de planos de saúde é uma novidade no setor, pois até este momento só era aplicado aos prestadores de serviços de saúde como hospitais, serviços de diagnóstico e ambulatórios.
O CBA possui vasta experiência no assunto e atua no mercado brasileiro desde 1998. A instituição foi responsável pela primeira acreditação de hospitais de excelência no Brasil - realizada em 2000 - e é também pioneira no desenvolvimento de metodologia de avaliação externa internacional (acreditação) para planos de saúde no Brasil.