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ANS divulga índice de reclamações dos planos privados.

Fonte: SaúdeWeb Data: 09 agosto 2012 Nenhum comentário

No começo do mês a Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, divulgou o índice de reclamações nos planos privados, essa estatística permite ao consumidor comparar a atuação das operadoras de planos de saúde.

Este índice é calculado de forma que considere a média de reclamações dos beneficiários de planos privados de saúde contra uma operadora com registro ativo na ANS nos últimos seis meses e a média do número de beneficiários desta operadora no mesmo período.

No cálculo do Índice são computadas as reclamações procedentes que a Agência recebe por meio do Disque ANS (0800 701 9656), pelo formulário eletrônico (www.ans.gov.br) por carta ou presencialmente, em um dos 12 Núcleos da ANS espalhados pelo país.

Como já falamos anteriormente, o crescimento de pessoas que têm acesso aos planos de saúde tornou-se muito grande, superando a expectativa dos hospitais e das próprias operadoras.

Mas, nem por isso, o atendimento ao usuário deste serviço tem que ser abaixo das expectativas e do que é pago. Mas, para que os consumidores comparem a atuação das operadoras de planos de saúde, o Índice de Reclamações é apresentado segundo o porte das operadoras: grande porte (superior a 100 mil beneficiários), médio porte (de 20 mil a 100 mil beneficiários) e pequeno porte (inferior a 20 mil beneficiários).

Para fazer essa média, leva-se em consideração a atualização dos números de beneficiários e de reclamações consideradas procedentes, o Índice de Reclamações é atualizado mensalmente e apresentado para os últimos 24 meses com possibilidade de revisão dos índices já divulgados.

Além disso, a ANS passa a disponibilizar uma consulta relativa ao total de reclamações de beneficiários no ANS Tabnet, um sistema desenvolvido pelo Datasus/MS que permite a tabulação de dados disponíveis nos sistemas de informações da ANS.

Como conhecedor da área, indico o acesso e a consulta a essa plataformas que a ANS passa a oferecer aos que têm interesse em contratar um plano de saúde, pois ela te dá a dimensão de como está o atendimento e comprometimento da operadora para com o usuário.

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