Uma janela de oportunidades pode estar aberta para o Corretor de Seguros com o produto Seguro Empresarial. Pesquisa do Sebrae mostra que a abertura de empresas no primeiro semestre de 2021 foi a maior se comparada com os mesmos períodos de 2015 para cá. Nos seis primeiros meses deste ano, 2,1 milhões de pequenos negócios foram criados. O número é 35% superior ao registrado no mesmo período do ano passado e praticamente o dobro das empresas criadas em 2015.
Clovis Silva, superintendente de Massificados da AXA no Brasil, confirma que há um potencial enorme a ser explorado no seguro empresarial, já que é uma contratação ainda incipiente entre pequenas e médias empresas. Esse perfil de empresa costuma ter exposição grande a fatores que podem comprometer o negócio e a retomada das atividades, em caso de acidentes ou sinistros.
Para ele, a regularização de PME’s indica um movimento do mercado e do empreendedor em profissionalizar e consolidar suas atividades e, nesse sentido, uma oportunidade para o corretor demonstrar ainda mais a relevância de um seguro para os negócios. Afinal, a percepção da importância de estar protegido está mais clara, a consciência do risco aumentou.
Seguro dá suporte a PME’s
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, diz que o crescimento do número de empresas confirma que o empreendedorismo tem sido visto como uma alternativa tanto para brasileiros que perderam os empregos quanto para quem, apesar das situações adversas, resolveu tirar do papel o sonho de empreender.
“O Sebrae tem trabalhado cada vez mais para dar visibilidade e apoiar milhões de brasileiros que estão buscando criar seus próprios negócios, pois sabemos que a saída para a retomada da economia e da geração de empregos passa – necessariamente – pelas micro e pequenas empresas”, comenta.
Clóvis destaca a complexidade de se manter uma empresa e, por isso, é essencial contar com a proteção do seguro desde o início e não somente em períodos de crise, já que os riscos do dia a dia continuam existindo. “O corretor pode compartilhar essa análise com o cliente de forma consultiva”, diz ele.
O executivo da AXA diz que o mercado de seguros tem olhado cada vez mais para a prevenção, que vai além de evitar os impactos de um acontecimento, podendo prever esse ocorrido. “Temos um papel fundamental para conscientizar a população sobre a relevância dos seguros”, pondera.
Para ele, algo que o Corretor já faz bem é tangibilizar os benefícios do produto usando exemplos que geram identificação para o cliente: um vidro quebrado, um vazamento, danos elétricos que podem interromper o funcionamento do negócio. “É importante sinalizar que, além da resiliência financeira, o seguro proporciona tranquilidade, porque evita as dores de cabeça com as coberturas e as assistências que oferece para o segurado”, destaca.
A AXA oferece uma série de produtos que atende a pequenos e médios negócios com limites de até 30 milhões e VR de até 100 milhões por local, nos segmentos de comércio e serviços, como bares, restaurantes e lanchonetes, padarias, pizzarias, consultório médico e odontológico, salões de cabeleireiro e manicure, agências de turismo, academias, petshops, clínicas veterinárias, escritórios de advocacia e contabilidade, lojas de roupas e calçados, indústrias, entre outras.
“Um ponto relevante que deve ser enfatizado é o gerenciamento de risco. Isso é algo essencial também no cenário das empresas, prevenir e mitigar a chance de riscos ocorrerem. Aqui na AXA, compartilhamos dicas e informações desse tipo para o Corretor, o que contribui para iniciar ou retomar uma conversa com um cliente”, finaliza.