Os consumidores brasileiros já contam com um serviço de atendimento gratuito para tirarem dúvidas sobre os planos de saúde. A iniciativa é da Associação de Consumidores (Proteste) em parceria com a Associação Paulista de Medicina (APM), e atenderá reclamações de todo o Brasil pelo 0800 200 4200.
- O serviço já está funcionando. Vamos receber informações sobre irregularidades e orientar os consumidores. É muito importante sabermos o que está acontecendo no mercado para termos uma estratégia para o setor - afirma Maria Inês Dolci, presidente da Proteste.
A orientação funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Em caso de necessidade de retorno, a resposta será dada por e-mail, no prazo de até 72 horas. O serviço foi criado em resposta aos principais problemas detectados pela pesquisa Datafolha, encomendada pela APM, sobre o atendimento dos planos de saúde aos pacientes, no Estado de São Paulo.
As queixas mais recorrentes na pesquisa foram dificuldades para a marcação de consultas e realização de exames e procedimentos de maior custo, falhas importantes no atendimento em pronto-socorro, as consequências do descredenciamento de médicos, hospitais e laboratórios, entre outros pontos.