O Corretor de Seguros está cada vez mais envolvido com o ambiente digital, sendo assim, Guilherme Malucelli, Diretor Comercial da Junto Seguros; Luciano Lima, Diretor Comercial da SulAmérica e João Luiz de Lima, Diretor Comercial de Varejo da Tokio Marine, falaram sobre Corretor no Comando do Digital.
O mercado securitário tem que se reinventar e adotar operações mais modernas, que vão do uso de chatbots para conduzir o atendimento ao cliente, por meio de assistentes virtuais, à automação de processos diários. Para isso, há o surgimento de novos produtos e soluções: aplicativos que permitem a consulta de sinistros, segunda via de apólices, acionamento de assistência 24 horas, localização de corretores e oficinas credenciadas.
Mesmo com a infinidade de produtos e soluções existentes, João Luis explicou que, mesmo com os avanços tecnológicos, o papel consultivo do Corretor continuará sendo importante. “Entretanto, é importante se adaptarem às mudanças impostas pelo desenvolvimento tecnológico”, disse.
Nesse novo mundo digital que surge, o corretor precisa estar atento em como prospectar. No mundo de hoje, isso é difícil, mas esse é o caminho de trazer novas empresas para nosso negócio. Hoje em dia as ferramentas de tecnologia podem nos impedir de errar, existem chances de impedir erros de negócios através daquilo que a tecnologia nos dá.
Ainda falando sobre as oportunidades que os Corretores podem ter diante das mudanças, Luciano relembrou que o que era ameaça para o corretor se tornou oportunidade, como no caso dos bancos, por exemplo, que começaram a usar os corretores para vender seus seguros. “A SulAmérica é uma companhia extremamente disruptiva, mas que só é o que é porque existe um Corretor na ponta vendendo.