Há uma previsão circulando no setor de seguros há anos: a ideia de que a tecnologia substituiria os Corretores. Descobriu-se que essa ideia está errada. Os corretores não estão apenas fazendo negócios, mas prosperando.
Algumas das provas estão em distribuição. Muitas companhias de seguros fundadas em modelos diretos ao consumidor estão mudando de marcha e adotando a distribuição de agências. O motivo: os consumidores – dos Baby Boomers à Geração Z – entendem o valor dos corretores e querem trabalhar com eles para lidar com suas necessidades de seguro.
De acordo com nossa recente pesquisa com consumidores ao longo de gerações , 65% de todos os consumidores planejam usar um corretor de seguros no futuro. Mas talvez mais importante, a grande maioria daqueles que trabalharam com um agente de seguros usaria um novamente. Além disso, essa visão otimista é consistente em diferentes faixas etárias. No geral, 81% dos Baby Boomers, 79% dos Gen Xers, 84% dos millennials e 69% dos Gen Z que trabalharam com um agente de seguros planejam usar um novamente.
Há uma oportunidade significativa para os corretores. Muitos consumidores estão abertos a trabalhar com um agente de seguros, mas antes disso, eles podem não perceber o valor desse relacionamento. A chave para os agentes de seguros está em como fazer com que mais consumidores usem seus serviços.
Estamos na era do intermediário novo e aprimorado. Os consumidores preferem corretores digitais, responsivos e rápidos. Além disso, consumidores de todas as idades estão procurando mais informações e serviços.
E, embora os corretores ofereçam um ótimo atendimento ao cliente, ainda há trabalho a ser feito para criar confiança e compreensão com os consumidores mais jovens. Apenas metade da geração Z sempre ou geralmente confia em seu agente de seguros, e apenas 57% desta geração disse que os agentes sempre ou geralmente entendem suas necessidades.
Não só os consumidores de todas as gerações querem trabalhar com corretores independentes, mas uma vez que experimentam o serviço dos agentes, eles provavelmente retornarão. O principal desafio é como fazer com que os clientes dêem o primeiro passo. Ao encontrá-los em suas comunidades, fornecer conselhos úteis e oferecer uma experiência digital perfeita, os agentes podem transformar novos clientes em potencial em clientes de longa data.
Ido Deutsch é vice-presidente de crescimento da Agentero, uma rede digital de seguros.