“O corretor de seguros como empresário” foi o tema do Trocando
Ideias, promovido ontem (30/10), em São Paulo, pela União dos
Corretores de Seguros (UCS), em evento que reuniu mais de 50
colegas de várias regiões da capital paulista.
Na ocasião, o associado e diretor da entidade, Cesar Bertacini,
lembrou que os profissionais da categoria vivem um rotina diária
com muitas demandas e falta tempo para vender seguros e administrar
o negócio.
“Não existe mais espaço para amadorismo, preço competitivo é
vital, há novos concorrentes e outros que estão chegando,
diferenciais de produtos já não existem, a autonomia dos executivos
das seguradoras é pequena e a transferência de responsabilidade
feita para o corretor na gestão das apólices tem gerado custos
muito elevados”, analisa Cesar.
Nesse contexto, segundo o palestrante, é preciso acabar com a
ideia de corretor apenas como consultor ou assessor. “Na verdade,
depende do momento e do cliente. O empresário é tudo isso,
inclusive vendedor. A questão é: como conviver com esses atributos
e, ao mesmo tempo, ganhar dinheiro?”, indaga.
De acordo com Cesar, o autoconhecimento é a base do sucesso.
“Tenho vocação? sei e gosto de vender? sei e gosto de
administrar?”, reforça. “Ser empresário é ter uma visão total e
ampla de sua empresa e do mercado onde ela está inserida”,
conclui.