Busca pela qualidade de vida influencia no crescimento de adesão a planos de saúde
A saúde é uma preocupação da maioria dos brasileiros e influencia diretamente na qualidade de vida. A busca por uma vida saudável, sem preocupações com os imprevistos que possam surgir tem feito com que o número de planos de saúde aumentassem consideravelmente nos últimos anos. Mas não é apenas esse motivo que provocou o crescimento, essa realidade se deve a muitos fatores. A precariedade do atendimento público como a falta de medicamentos, as superlotações das unidades de saúde e a demora por atendimento também tem influenciado.
Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em 2010, 3,6 milhões de brasileiros ingressaram no sistema privado de saúde. Esse número também pode ser resultado do bom momento econômico vivido pelo País, que levou ao aumento do número de postos de trabalho formais e, como consequência, a um maior número de pessoas que podem usufruir dos serviços dos planos de saúde.
Ainda segundo a ANS, em 2011 o sistema atingiu a marca de 45,6 milhões de vidas, um aumento próximo dos 9% em relação ao total registrado em 2009, de 41,9 milhões de vidas. O crescimento é o maior registrado entre um ano e outro desde 2000, quando as informações começaram a ser contabilizadas.
Junto com o crescimento no número de adesão ao plano de saúde vem as reclamações registradas junto aos Órgãos de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), A demora para marcar consultas, problemas com períodos de carências, cobranças indevidas, dificuldade em portabilidades e falta de conhecimento sobre o contrato são algumas das reclamações feitas. Para a gerente executiva de um dos maiores planos de saúde do Brasil, Regina Girão, existe uma explicação para o aumento das reclamações. “Pelo próprio aumento de usuários de plano de saúde é que houve esse aumento no número de reclamações”, concluiu.
Outra causa das reclamações registradas é a falta de conhecimento sobre os planos, assim no momento da contratação do plano de saúde todas as dúvidas do contratante como a cobertura do plano, prazos de atendimento, possíveis aumentos de mensalidades, devem ser sanadas pelo contratado.