A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na terça-feira, 4, a suspensão da fabricação, da distribuição, do comércio e do uso no país de todos os produtos sujeitos à vigilância sanitária fabricados pela empresa Saúde Ervas Ltda - ME. Segundo a Anvisa, a empresa não tem autorização de funcionamento e seus produtos não possuem registro. A medida já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Ainda de acordo com o órgão, a suspensão deve durar o tempo necessário para a regularização dos produtos junto à agência e passa a valer imediatamente após a publicação oficial.A orientação da Anvisa é que as pessoas que já tiverem adquirido algum dos lotes ou produtos suspensos interrompam o uso.Recolhimento voluntário. Ainda segundo nota da Agência, a empresa importadora Bristol Myers Squibb Farmacêutica realizou o recolhimento voluntário dos lotes 0J63041, 0L611449, 1C00811, 1G00501 e 1J00051 do produto Becenum, por ter detectado a presença de teor de Carmustina acima do permitido. Indicado para o tratamento de indivíduos com câncer, a ação do produto consiste na alteração do DNA das células cancerígenas, interferindo no seu funcionamento.
Em excesso no organismo, a substância Carmustina pode causar inflamação e obstrução da veia, náuseas, vômito, inflamação na boca, dor intensa no local em que foi injetado. Além disso, a substância é contraindicada em casos de gravidez de risco e para mulheres em fase de lactação.Os lotes 1104140, 1105665, 1105672, 1107655 e 1109980 do produto Brometo de Ipratrópio também foram recolhidos voluntariamente pela empresa União Química Farmacêutica Nacional S/A. O produto apresentou defeito no batoque de plástico (tampa). (TM)