Os recursos são destinados à expansão da assistência dos serviços de saúde para o Estado de São Paulo
O Ministério da Saúde aumenta em R$ 19,8 milhões o recurso para os procedimentos que integram o atendimento realizado na Média e Alta Complexidade hospitalar do Estado de São Paulo. O repasse é destinado ao Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp – para expansão da assistência dos serviços de saúde na unidade. O objetivo da medida é potencializar a organização da rede de urgência para gerar impactos positivos no atendimento à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nossa prioridade é reduzir o tempo de espera para cirurgias, exames e consultas. Esses recursos vão fortalecer o atendimento”, acrescenta o ministro Alexandre Padilha.
Os investimentos estão garantidos pela Portaria nº 2.639 e o repasse incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) do Estado. Orepasse – destinado ao pagamento de internações, cirurgias e a realização de exames, entre outros – será dividido em 12 parcelas, que começam a ser pagas a partir deste mês de dezembro.
As ações do bloco de financiamento MAC incluem ainda o custeio de outros procedimentos como quimioterapia, financiamento de hospitais de pequeno porte, centros de especialidades odontológicas, laboratórios de prótese dentária e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), entre diversas outras ações.
GERAL –Em 2011, O Hospital de Clínicas da Unicamprealizou 339.699 atendimentos e 13.951 cirurgias (ambulatoriais e gerais), inclusive transplantes. As cinco maiores especialidades que operam no HC são: oftalmologia, ortopedia, urologia, cirurgia plástica e cirurgia do trauma.