Usar o cinto de segurança é obrigatório e pode salvar vidas. Essa é uma afirmação que todos conhecem. Mas muitas pessoas esquecem que o uso do cinto de segurança é fundamental também nas viagens de ônibus. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Transportes (CNT), somente 2% dos passageiros de ônibus de viagem utilizam o acessório. E dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) revelaram que, em caso de acidente, o equipamento diminui a possibilidade de morte em 75%.
A legislação de trânsito determina a instalação de cintos em todas as poltronas de ônibus fabricados a partir de 1999, — e o uso do equipamento de segurança pelos passageiros é obrigatório. E caso os passageiros não estejam utilizando o cinto, o motorista do veículo pode ser multado.
Além de evitar que o passageiro bata a cabeça no banco da frente ou nas divisórias do veículo, o cinto também impede que a pessoa seja lançada dentro ou mesmo para fora do salão de passageiros, evitando que as consequências de um acidente sejam muito mais graves.
Com a proximidade do feriadão de Carnaval, a preocupação com o risco de acidentes aumenta, pois esse é um dos períodos de maior circulação de ônibus nas estradas brasileiras. Muitas pessoas desconhecem a obrigatoriedade do uso do cinto e outras esquecem de fixar o acessório assim que a viagem começa.
É importante prestarmos atenção nessa questão, pois existem muitos motivos para usar o cinto de segurança e nenhum para não usar. Vamos divulgar essa informação e contribuir para aumentar cada vez mais a segurança de todos que trafegam pelas vias.