Com a chegada do frio e das chuvas, as doações de sangue costumam diminuir, o que prejudica os estoques dos hospitais e prontos-socorros. O Dia do Mundial do Doador de Sangue é lembrado todo 14 de junho e tem como objetivo enfatizar a importância deste ato de solidariedade, incentivando a população a praticá-lo.
Em uma bolsa de sangue são doados aproximadamente 480 ml. Com esse material é possível ajudar até quatro pessoas diferentes. Segundo a chefe do banco de sangue da Santa Casa e médica patologista do Laboratório Clínico da Secretaria de Saúde, Delci Gomes, os pacientes necessitam de reposição sanguínea por diversos motivos. “Entre eles estão os que sofreram acidentes ou hemorragias, os portadores de câncer, além dos que passaram por atos cirúrgicos de grande porte - que exigem reposição sanguínea imediata”.
A doação dura aproximadamente 40 minutos, entre entrevista, triagem física e clínica, e a coleta. O material é analisado para identificar a presença de doenças infectocontagiosas, como sífilis, hepatite B e C, HIV e doença de chagas. Os resultados podem ser consultados pelos doadores.
O técnico de enfermagem do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Edivaldo Maia dos Santos, de 42 anos, aproveita a oportunidade para aliar um ato de cidadania ao cuidado com sua própria saúde. “Além de poder ajudar outras pessoas, eu fico sabendo se estou com anemia ou alguma outra doença por meio do resultado dos exames”, comenta ele, que aproveitou o a folga para doar.
Quem pode doar?
Para a doação é pré-requisito ter acima de 18 anos, não possuir nenhum doença infectocontagiosa, estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg, fazer uma alimentação leve e não fumar 2h antes, bem como não ingerir bebida alcoólica por 24h antes da doação. Pessoas que contraíram a dengue devem aguardar o fim dos sintomas por 30 dias, enquanto quem teve gripe deve esperar uma semana.
Jovens a partir de 16 anos precisam comparecer acompanhados dos pais. O homem pode doar quatro vezes ao ano, com intervalos de dois meses entre cada doação. Já a mulher pode doar três vezes, com o intervalo de três meses. É preciso apresentar documento de identificação com foto. Vale lembrar que o doador tem garantido direito ao abono de uma falta por ano no dia da doação, assegurado pela lei federal 1.075 de 27/03/1950.
Bancos de Sangue em Santos
Santa Casa Av. Dr Cláudio Luiz da Costa, 50, Jabaquara.
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 11h.
Hemonúcleo de Santos – Hospital Guilherme Álvaro Rua Osvaldo Cruz, 197, Boqueirão
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e no último sábado do mês, das 8h às 12h.
Beneficência Portuguesa Av. Dr Bernardino de Campos, 47, Vila Belmiro
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.
Hospital Ana Costa
R. Amazonas, 143, Campo Grande
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Casa de Saúde
R. Armando Sales de Oliveira, 138, Boqueirão.
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, e aos sábados, das 7h às 11h.