O Tem Notícias desta quarta-feira (12) falou sobre problemas enfrentados por pacientes de planos de saúde da região de Sorocaba e Jundiaí (SP). Demora para a marcação de consultas e recusas de cobertura de procedimentos estão entre as principais reclamações dos consumidores.
Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), hoje há 1.100 operadoras atuando no mercado. Todas elas são avaliadas pela Agência, como uma forma de auxiliar o consumidor na hora de escolher qual convênio vai contratar.A avaliação e as informações sobre as operadoras estão disponíveis no site da ANS, onde há um campo específico para consultas sobre os convênios médicos. É possível verificar se a operadora está com registro ativo na agência, colher dados para contato, conferir o desempenho de cada uma e baixar um arquivo com os resultados de todas no programa de qualificação da ANS. Além disso, o site traz um ranking com a posição das empresas de planos de saúde que mais recebem reclamações dos consumidores.Outro dado importante na hora de contratar o serviço de um convênio de saúde é saber se a empresa teve seu registro cancelado pelo Regime Especial de Liquidação Extrajudicial, ou se teve a falência decretada. Essa informação também pode ser consultada no site da ANS.