O número de atendimentos no Procon referentes a planos de saúde cresceu 73,6% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2012. Ao todo, o órgão atendeu, entre janeiro e junho de 2013, 554 casos, contra 319 no mesmo período do ano passado.
Os dados são referentes a seis planos de saúde que operam o DF. No país, o número de consumidores que procuraram o Procon para atendimento sobre planos de saúde cresceu 16,8%. Foram 5 mil registros no primeiro semestre deste anos contra 4.278 no mesmo período de 2012.
Os atendimentos no Procon incluem reclamações, consultas e orientações. Segundo o órgão, entre as reclamações sobre os planos de saúde os principais motivos foram não cumprimento da oferta, descumprimento de garantia pelo convênio, negativa de cobertura, serviço de atendimento ao consumidor, descredenciamento e recusa e mau atendimento.
"O aumento desse número revela um consumidor mais consciente dos seus direitos. Muitas vezes, o consumidor já chega no Procon conhecendo a legislação", disse o diretor do órgão no DF, Todi Moreno.