A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, no início deste mês, uma pesquisa de satisfação com clientes de operadoras de planos de saúde de médio e grande porte. Toda a pesquisa foi desenvolvida pela própria ANS, mas a coleta dos dados com os beneficiários foi feita pelas próprias operadoras. Das 419 operadoras que poderiam participar da pesquisa, apenas 120 a concluíram, e 161 se recusaram a participar.
Destas, 72%, ou 86, foram bem avaliadas por seus clientes, que se declararam satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços; três delas tiveram clientes que se consideraram “indiferentes” à qualidade do serviço; e outras 31 tiveram sua pesquisa invalidada em auditoria da ANS, que verificou a confiabilidade dos resultados. Nenhum plano teve clientes que se considerassem insatisfeitos ou muito insatisfeitos.
Considerando o total de resultados válidos, foram entrevistados 67.322 beneficiários de todo o Brasil das 89 operadoras aprovadas na pesquisa. Apenas três delas tiveram avaliação final “indiferente”: Seisa Serviços Integrados de Saúde LTDA.; Unimed Rio Branco Cooperativa de Trabalho Médico LTDA.; e Unimed das Estâncias Paulistas Operadora de Planos de Saúde Sociedade Cooperativa. Nas pesquisas válidas, foram representados aproximadamente 17 milhões de beneficiários, o que corresponde a 25% do setor de saúde suplementar.
Os entrevistados tiveram que avaliar o custo-benefício do seu plano, as opções da rede de atendimento, a qualidade dos serviços prestados, os prazos para autorização de procedimentos e os canais de atendimento.
A qualidade dos serviços prestados pelos hospitais, consultórios e clínicas credenciadas pelo plano de saúde foi o atributo com avaliação mais positiva pelos beneficiários das operadoras analisadas. O cumprimento de prazos para autorização de procedimentos foi o item com pior avaliação, com alta proporção de entrevistados considerando-se insatisfeitos ou muito insatisfeitos com ele.
Foram avaliados diversos tipos de planos de saúde – odontológicos, coletivos por adesão, individuais, autogestão, empresariais, cooperativas médicas e odontológicas etc. Os resultados mostram que para 65,45% dos entrevistados das pesquisas válidas os serviços oferecidos pelo seu plano de saúde superaram as expectativas. E 84,9% dos entrevistados recomendaria seu plano de saúde.
Veja na tabela que começa na página seguinte quais foram os planos de saúde médicos e odontológicos que têm clientes satisfeitos ou muito satisfeitos, de acordo com a pesquisa da ANS. Os nomes dos planos de saúde estão em ordem alfabética.