Lembretes de consultas enviados por SMS
Corporativo são eficazes para o comparecimento de pacientes e reduz
custos, diz pesquisa
O uso do SMS Corporativo vem ganhando força na área de saúde. De
acordo com o estudo realizado pela empresa KATU e o Departamento de
Informática em Saúde (DIS) da Universidade Federal de São Paulo
(UNIFESP), os hospitais, médicos e laboratórios de análises
clínicas que costumam mandar mensagens como lembretes de consultas
médicas têm menor índice de faltas. Segundo levantamento, o
percentual de ausência dos pacientes após o recebimento da
comunicação via SMS foi de 19,42%, contra 25,57% quando esse
recurso não é utilizado.
As vantagens da ferramenta, segundo a Diretora Executiva da empresa
de SMS Corporativo Comunika, Crisleine Pereira, estão relacionadas
com a rápidez e o baixo custo. "Também é mais discreto,
especialmente quando a informação a ser transmitida diz respeito a
assuntos relacionados à saúde das pessoas. Utilizando o SMS para as
confirmações e lembretes, o custo cai cerca de 70% em comparação a
uma ligação telefônica”, destacou.
Contato com a equipe médica, lembretes de remédios e monitoramento
dos pacientes são outras ações que o SMS Corporativo contempla.
Até o final do ano de 2010, a sociedade poderá contar com o serviço
de SMS regulamentado pela Agência Nacional de Telecomunicações
(ANATEL) para a comunicação de emergências à Polícia Militar e ao
Corpo de Bombeiros.
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