Pesquisa clínica, estudos institucionais e educação continuada são pilares do Instituto, que pretende arrecadar, este ano, R$2,5 milhões em investimentos para projetos
O Instituto COI (ICOI) apresentou à indústria farmacêutica seus projetos para 2014 nas áreas de pesquisa clínica, estudos institucionais e educação continuada no campo da oncologia. O instituto desenvolve estudos clínicos próprios no âmbito privado no Brasil que avaliam tanto o desfecho do paciente como a qualidade de vida. Para tornar possíveis os projetos o presidente do ICOI, Nelson Teich, anunciou a meta de o ICOI arrecadar cerca de R$2,5 milhões em investimentos ainda este ano.
Cerca de 70% do que é realizado pelo Instituto COI é financiado por capital próprio, entretanto, a entidade convoca a indústria farmacêutica, entre outras empresas parceiras e até mesmo a população a participar, para garantir a concretização dos projetos.
A medicina personalizada foi um dos destaques apresentados pela instituição. Para a diretora do Instituto COI, Juliane Musacchio, a principal meta de todos os médicos envolvidos no tratamento da Oncologia e também em outras especialidades é oferecer tratamentos mais eficazes e menos tóxicos. O ICOI afirmar reforçar essa preocupação tendo como marco uma parceria com o MD Anderson — centro de referência internacional, nos Estados Unidos —, que engloba também um banco de tumores. “Com este projeto, queremos chegar ao melhor tratamento possível para o paciente de câncer no Brasil e no mundo”, disse Juliane, em comunicado.
Foram citadas ainda as parcerias com convênios particulares e hospitais públicos para a pesquisa clínica; a criação de um comitê de ética em pesquisa local; o periódico científico bimestral, com uma tiragem de 6 mil exemplares, que pretende desenvolver o pensamento crítico em relação às publicações de pesquisas e artigos; o projeto UpToDate, que envia aos médicos informações sobre as novas tecnologias e melhores tratamentos para pacientes; o manual de hematologia com padronização de rotinas de serviço; entre outros.
Educação é outro importante braço da entidade que, atualmente, oferece cursos de extensão gratuitos em Hematologia, Oncologia, Pesquisa Clínica, Farmacologia e Enfermagem; simpósios dos núcleos de Oncologia Torácica e Gastrointestinal; simpósios de gestão em qualidade e de nutrição oncológica; entre outros.
Sobre o Grupo COI
Em 2012, o Ministério da Justiça do Brasil qualificou o Instituto COI como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). As OSCIPs são o reconhecimento oficial e legal mais próximo do que modernamente se entende por ONG, especialmente porque são marcadas por uma extrema transparência administrativa.
Com 24 anos de existência, o Grupo COI possui 50 médicos em seu corpo clínico, além dos cerca de 400 colaboradores e atende aproximadamente quatro mil pacientes todos os meses nas atuais unidades da Barra da Tijuca, Botafogo e Nova Iguaçu. A instituição informou que, no primeiro semestre de 2014, outros dois novos empreendimentos, em Botafogo e Niterói, estarão em funcionamento.