Estimativa é atender 400 pessoas nos quatro dias de evento; resultados são sigilosos e sairão em aproximadamente uma hora e meia
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promoverá testes gratuitos de HIV e sífilis durante a 21ª Erótika Fair, que acontece a partir desta quinta-feira, dia 27 de março, até o próximo dia 30, no Imigrantes Exhibition & Convention Center.
A expectativa é atender 100 pessoas por dia. Os testes são simples, rápidos e indolores e realizados com privacidade e sigilo. Os resultados ficam prontos por volta de uma hora e meia após a coleta.
Para a coordenadora do Programa Estadual DST/AIDS-SP, Maria Clara Gianna, um dos objetivos é incentivar as pessoas que nunca fizeram o teste a realizar o exame para conhecer sua sorologia e, dessa forma, estimular o diagnóstico precoce dessas doenças, que são sexualmente transmissíveis.
"No caso da sífilis, é importante lembrar que a doença tem cura, mas quando não tratada, além de causar danos no cérebro e no coração, torna mais fácil a infecção pelo HIV", diz Maria Clara.
Os testes que serão feitos no evento também estão disponíveis, sem nenhum custo, em toda a rede pública de saúde. Informações sobre os locais podem ser obtidas pelo 0800-16-25-50.