Um corretor
mostrou tabela feita com informações fornecidas pelas operadoras de
saúde: nove das 13 empresas que aparecem na lista não pagam
comissão a corretores que vendam planos a clientes
idosos.
Todo mundo que procura
plano de saúde para um idoso sabe como é difícil fechar contrato. O
custo geralmente é alto e as empresas fazem várias exigências, mas,
além disso, tem um outro problema. Veja na reportagem de José
Roberto Burnier.
O engenheiro Luiz Henrique Ferreira Spingarn procura um plano de
saúde para a mãe, de 84 anos. É uma dificuldade. “Sempre tentam me
desestimular dizendo que precisa fazer um monte de exames, Precisa
fazer avaliações periciais. Ou seja, hoje em dia uma pessoa idosa
não tem direito à saúde”.
Como é mais suscetível a doenças e portanto frequenta mais
consultórios e hospitais, o idoso enfrenta mesmo muitas
dificuldades para conseguir um bom plano de saúde. Paga mais caro
e, muitas vezes, ele próprio tem que ir atrás das empresas para
contratar o serviço, já que os corretores são desestimulados a
vender planos para homens e mulheres de mais idade.
Um corretor, que pediu para não ser identificado, mostra uma tabela
feita com informações fornecidas pelas operadoras de saúde. Nove
das 13 empresas que aparecem na lista não pagam comissão a
corretores que vendam planos a clientes a partir de certa idade. Em
alguns, a restrição começa já aos 58 anos. O motivo é econômico,
diz o corretor.
“Eles simplesmente não querem que esses clientes entrem no plano de
saúde, porque acreditam que financeiramente darão prejuízo para
essas empresas devido ao alto risco desses clientes utilizarem
frequentemente esses planos”.
O presidente da federação que reúne os corretores de seguro, Robert
Bittar, confirma que este comportamento é frequente no mercado.
“Obviamente que essa prática de não remunerar os corretores no caso
de pessoas com mais idade é um subterfúgio que se utiliza para
inibir a oferta”.
O presidente da Associação de Medicina de Grupo, Arlindo de
Almeida, que representa as operadoras, disse que as empresas são
obrigadas a atender a todos, não importa a idade. Mas, segundo ele,
o idoso custa mais caro para o plano.
“Quanto mais idosos têm, mais difícil é manter o equilíbrio dessa
carteira. O que a operadora recebe e o que ela dispende tem que
estar mais ou menos equilibrado”.
Em nota, a Agência Nacional de Saúde informou que o pagamento de
comissão é uma prática comercial definida entre a operadora e os
corretores, mas que não pode haver nenhum tipo de discriminação com
o consumidor, nem por idade, nem por doenças, nem por qualquer
outra razão.
A Fenasaúde, que também representa algumas operadoras, declarou em
nota que desconhece qualquer prática discriminatória por parte de
suas afiliadas.