No Brasil, os acidentes de trânsito matam mais que os homicídios e o câncer. Para reforçar a conscientização da sociedade sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito, o Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste (SindsegNNE), o Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros de Pernambuco (Sincor-PE) e a Federação Nacional de Corretores (Fenacor), abraçaram o Movimento Maio Amarelo, divulgando a campanha e suas ações promocionais em todos os seus canais de comunicação, inclusive em seus perfis nas Redes Sociais. O Movimento surgiu como resposta à resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU definiu o período de 2011 a 2020 como a Década de Ações para a Segurança no Trânsito. “O bom entendimento de que todos dividem o espaço comum é a base para uma convivência pacífica”, declara o vice- presidente da Regional Nordeste da Fenacor, Carlos Valle.
Segundo Valle, no Estado, o Movimento ganhou o nome “Pernambuco Amarelo”, com o tema “Eu tenho Cuidado”. “A idéia é que as pessoas possam pensar no que têm cuidado e com o que têm cuidado”, explica. Ele afirma ainda que o objetivo é o mesmo. “A questão não é só aderir usando um adesivo ou uma fita. Na verdade, é ter o sentimento de que pedestres, motoristas, motociclistas e autoridades colaborem e façam um pouco mais do que podem fazer”, declara.
Para o presidente do Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste (SindsegNNE), Mucio Novaes, o Movimento entra no calendário de ações que cobre todos os 13 estados de abrangência do SindsegNNE. “Convocamos toda a sociedade para participar e assumimos o nosso compromisso no processo de sensibilização por um trânsito menos violento”, afirma.
No Estado, o Maio Amarelo é uma realização do Detran-PE em parceria com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), Secretaria de Saúde e Polícia Militar, bem como representantes de Centros de Formação de Condutores (CFCs), clubes de futebol, empresas e entidades, entre outras.
A adesão ao Maio Amarelo ainda pode ser feita pelo site www.maioamarelo.com. Lá é possível encontrar materiais promocionais, como cartazes, folhetos, spots para rádio, logo, banner, anúncios para site etc. Também é possível acompanhar o Pernambuco Amarelo pelo site www.pernambucoamarelo.com.br