Crescer em um cenário cada dia mais competitivo. É esse o desafio diário de um Corretor de Seguros, que busca aumentar suas vendas a todo o custo. Mas como isso pode acontecer de forma saudável e legítima?
O diretor da Treinaseg Consultoria e Treinamento em Seguros , André Santos, explica que o fundamental é saber administrar e gerir a corretora. “Isso quer dizer que se faz necessário um planejamento estratégico envolvendo um estudo de qual é o público alvo, quais os ramos que serão trabalhados, controlar e colocar metas de renovação da carteira, considerando qual o faturamento que se deseja alcançar, quem serão os parceiros seguradores e qual será a estrutura em termos de recursos humanos para a realização dos objetivos almejados.”
A partir da estratégia é traçado um plano de ação para atrair novos clientes. “O ideal é utilizar a estratégia de multicanal, ou seja, usar o telefone para agendar visitas em novos clientes, visitar os segurados atuais para manter o relacionamento e vender outros Seguros; enviar e-mail marketing, estar presente nas redes sociais , entre outras ações”, esclarece Santos.
Mas é claro que traçar estratégia e colocá-la em prática não garante 100% a venda de um Seguro. “Para convencer o cliente a comprar com o corretor e não com seu concorrente é preciso prestar atenção no atendimento. Mostrar ao cliente o que ele deve comprar com base em suas necessidades.”
Além disso, é preciso que o Corretor tenha diferenciais para concorrer com outros profissionais na mesma região. “Isso também deverá estar alinhado com seu Planejamento Estratégico. Seremos uma corretora especialista em determinado ramo e esse será nosso diferencial? Nosso diferencial estará focado em preço baixo, o que não é muito recomendável, em agilidade ou em prestação de serviço diferenciada? “
Cliente conquistado. Agora é a hora de o corretor mostrar suas habilidades para manter sua produção alta. “Ele deve pensar e trabalhar sempre nos quatro únicos pontos que existem para aumentar o faturamento da corretora, que são: vender mais para novos clientes, para os atuais segurados e/ou aumentar o prêmio do Seguro que já existe, melhorar os índices de renovação e eleger os parceiros seguradores.”
E para ter sucesso, Santos dá algumas dicas. “Pense no seu negócio, como negócio! Como aumentar o faturamento e reduzir as despesas conseguindo maiores lucros? Isso demanda a profissionalização dos processos e das pessoas. Capacite-se e treine cada vez mais a sua equipe”, finaliza.