Impulsionar boas práticas no varejo e esclarecer o consumidor. Esses são alguns dos objetivos da campanha do seguro garantia estendida, lançada nesta terça-feira (05/08) em Belo Horizonte (MG) pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Voltada para as classes C, D e E, a iniciativa visa, principalmente, ampliar as informações em relação ao funcionamento do seguro tendo como base o conhecimento de todos os tipos de garantia do produto – legal, contratual e o seguro garantia estendida.
A campanha terá ações em rádio, televisão, busdoor, mídia impressa, além da criação de um hotsite específico com as informações sobre o produto. O canal, que terá função interativa para sanar as dúvidas dos consumidores, também disponibilizará informações sobre as perguntas e respostas mais frequentes, a nova legislação sobre o produto, questões contratuais e a lista das seguradoras que comercializam o seguro.
Segundo o presidente da CNseg, Marco Antonio Rossi, o lançamento da campanha é mais um forte indicador de que o mercado está empenhado em incentivar boas práticas no momento da contratação do seguro garantia estendida. “O interesse das seguradoras e dos varejistas é que a contratação desse seguro seja feita de forma consciente. A campanha auxiliará o consumidor a certificar-se de que todos os seus direitos em relação ao produto estão sendo cumpridos, além de incentivar maior conhecimento em relação ao produto, normas e funcionamento”, explica, ressaltando que a campanha surgiu a partir da resolução nº 297 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), que entrou em vigor em junho deste ano. A nova regra estipula que as redes varejistas passam a ser enquadradas como representantes de seguros (pessoa jurídica que assume a obrigação de promover a venda de seguros) e que o seguro garantia estendida só poderá ser contratado por meio da apólice individual ou do bilhete de seguro – ficando vedada a contratação por meio de apólice coletiva. Além disso, proíbe condicionar a venda ou o desconto de bens à contratação de planos de seguros e permite a desistência da contratação em até sete dias corridos.
Hoje, são 98 milhões de certificados ativos do seguro garantia estendida no Brasil e 13 mil pontos de venda. Os números mostram que a contratação do produto vem crescendo para celulares, móveis, produtos de linha branca, linha marrom, informática, eletroportáteis, micro-ondas, entre outros. A expectativa para 2014 é que a quantidade de certificados vendidos (unidades) some 46 milhões, dois milhões a mais do que no ano passado (44 milhões).
O volume em prêmios do seguro garantia estendida no Brasil somou R$ 1,3 bilhão entre janeiro e maio deste ano, 13% a mais do que o R$ 1,2 bilhão registrado em 2013. Atualmente, a porcentagem de penetração do seguro está mais concentrada na região Sudeste (57%), seguida pela região Norte (22%), Sul (10%), Nordeste (6%) e Centro Oeste (5%). As estimativas da CNseg mostram também que o número de consumidores que compram seguro garantia estendida poderá alcançar 32,8 milhões este ano. Em 2013, o número foi de 31,4 milhões consumidores.
Sobre a campanha|
Lançada inicialmente em Belo Horizonte, a campanha tem como intuito chamar a atenção da sociedade em relação ao funcionamento do Seguro Garantia Estendida. É importante elucidar o que é o produto, qual a sua finalidade, sua importância e como ele deve ser usado. Trata-se de uma campanha de esclarecimento, e não de venda, que endossa a necessidade da informação como instrumento fundamental para o consumo consciente. Além disso, a iniciativa da CNseg e da FenSeg é parte de um conjunto de ações contínuas que vêm sendo desenvolvidas em parceria com as seguradoras. Entre elas, treinamentos com os vendedores das redes varejistas e produção de cartilhas e guias de boas práticas.
Sobre o seguro garantia estendida|
É o seguro utilizado para ampliar o prazo da garantia legal e contratual de produtos como eletrodomésticos, eletroportáteis, eletrônicos e celulares.
Sobre a CNseg|
A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) elevou em 2008 ao status de Confederação a Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização. A CNseg conta em sua formação com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), a Federação Nacional de Previdência Privada (FenaPrevi), a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), e a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap). A entidade representa o mercado perante o Governo Federal, a sociedade em geral e as entidades nacionais e internacionais.