No
primeiro semestre do ano, o setor de capitalização distribuiu R$
538 milhões em prêmios a clientes sorteados em todo o país. O valor
representa um crescimento de 13,2%, em relação ao primeiro semestre
do ano passado e o equivalente ao pagamento de R$ 4,3 milhões por
dia útil do período.
O
faturamento global no semestre registrou um crescimento de 5,9%, em
relação ao mesmo período do ano passado, atingindo um montante de
R$ 10,6 bilhões. As provisões técnicas – valores acumulados pelos
clientes que serão devolvidos sob a forma de resgates – atingiram
R$ 28,3 bilhões, um avanço de 15,9%. Até junho, o setor injetou na
economia mais de R$ 7 bilhões em resgates finais e antecipados, o
que representa 15,9% a mais do que no ano passado.
Responsáveis por parte do crescimento, os
produtos de incentivos tem contribuído para a expansão do setor.
“Hoje o segmento é responsável por 11% de toda arrecadação”, diz
Marco Antonio Barros, presidente da FenaCap. A expectativa é de que
os produtos de incentivo cheguem ao fim do ano com 30% de expansão,
completa.
Os
produtos de incentivo têm conquistado a adesão de muitas empresas,
algumas, inclusive, só trabalham com a modalidade. Nesse caso,
pessoas jurídicas adquirem série fechadas de títulos, concedendo a
seus clientes o direito a concorrer aos sorteios de prêmios em
dinheiro. A modalidade vem se consolidando como uma importante
ferramenta de marketing, contribuindo para estreitar o
relacionamento com clientes, ampliar market share, agregar valor a
marcas e fidelizar de clientes.
“Ao
vincular produtos aos títulos, as empresas passam a dispor de um
poderoso instrumento promocional”, acrescenta o presidente da
FenaCap. Até junho a modalidade já havia arrecado cerca de R$ 201
milhões, o que representa avanço de 26,8% em relação ao mesmo
período do ano passado