No primeiro semestre do ano, o setor de capitalização distribuiu R$ 538 milhões em prêmios a clientes sorteados em todo o país. O valor representa um crescimento de 13,2%, em relação ao primeiro semestre do ano passado e o equivalente ao pagamento de R$ 4,3 milhões por dia útil do período.
O faturamento global no semestre registrou um crescimento de 5,9%, em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo um montante de R$ 10,6 bilhões. As provisões técnicas – valores acumulados pelos clientes que serão devolvidos sob a forma de resgates – atingiram R$ 28,3 bilhões, um avanço de 15,9%. Até junho, o setor injetou na economia mais de R$ 7 bilhões em resgates finais e antecipados, o que representa 15,9% a mais do que no ano passado.
Responsáveis por parte do crescimento, os produtos de incentivos tem contribuído para a expansão do setor. “Hoje o segmento é responsável por 11% de toda arrecadação”, diz Marco Antonio Barros, presidente da FenaCap. A expectativa é de que os produtos de incentivo cheguem ao fim do ano com 30% de expansão, completa.
Os produtos de incentivo têm conquistado a adesão de muitas empresas, algumas, inclusive, só trabalham com a modalidade. Nesse caso, pessoas jurídicas adquirem série fechadas de títulos, concedendo a seus clientes o direito a concorrer aos sorteios de prêmios em dinheiro. A modalidade vem se consolidando como uma importante ferramenta de marketing, contribuindo para estreitar o relacionamento com clientes, ampliar market share, agregar valor a marcas e fidelizar de clientes.
“Ao vincular produtos aos títulos, as empresas passam a dispor de um poderoso instrumento promocional”, acrescenta o presidente da FenaCap. Até junho a modalidade já havia arrecado cerca de R$ 201 milhões, o que representa avanço de 26,8% em relação ao mesmo período do ano passado