Tradicionalmente, o Nordeste é o destino preferido dos brasileiros para curtir as férias. Segundo pesquisa de intenção de viagem do Ministério do Turismo e da Fundação Getúlio Vargas para os próximos seis meses, mais de 40% das viagens dentro país devem ser para a região. Os especialistas em assistência viagem da MAPFRE Assistance alertam que, mesmo em situações de descontração, é necessário ter atenção com a saúde, principalmente com crianças pequenas.
“Alguns cuidados básicos, como usar protetor solar e chapéu, e beber muito líquido, já ajudam a evitar transtornos”, afirma o médico, José Geraldo Barbosa Júnior, responsável pelo atendimento do SEGURVIAJE, da MAPFRE Assistance. De acordo com o especialista, entre os principais riscos de viagens e passeios a praias e parques aquáticos estão: afogamento, queimaduras de sol e nos pés (areia quente), acidentes com água-viva e ouriço-do-mar, desidratação e insolação.
Confira as dicas dos especialistas e aproveite suas férias:
Micoses: a umidade favorece a proliferação dos fungos e bactérias. O problema mais comum é a famosa frieira e os locais mais afetados são os vãos entre os dedos dos pés e virilhas. Para evitar, use cadeiras e não se sente diretamente na areia; proteja os pés com chinelos; tome uma ducha ao sair da praia para tirar a areia do corpo; não fique com as roupas de banho úmidas por muito tempo; e evite levar cães e gatos para passear na praia.
Insolação: para evitar a insolação, passe a maior parte do tempo sob o guarda-sol; use roupas leves e claras que facilitam a transpiração; proteja-se com protetor solar, chapéu ou boné; beba muito líquido, de preferência água ou suco.
Desidratação: o sol quente e forte faz com nos faz suar muito. Com o suor, no entanto, ela não perde apenas líquido, mas também eletrólitos, como sódio e potássio. A recomendação é ingerir muito líquido, de preferência água, água de coco e suco de frutas. O alerta é evitar a cerveja gelada, que é diurética, pode levar à desidratação. Usar roupas leves e claras também ajuda, pois facilitam a transpiração.
Queimaduras de sol: usar protetor solar e evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 17h são recomendações básicas. Quem abusou do sol e ficou ‘ardendo’ deve procurar descansar em um local fresco e ventilado, e tomar banho frio para aliviar o mal-estar. Outra dica é aplicar compressas frias e úmidas na pele, que deve ser mantida bem hidratada.
Alimentação: garantir a segurança dos alimentos é o princípio para evitar uma contaminação e intoxicação alimentar, interdependente de levar a comida de casa ou compra-la. Prefira uma alimentação leve, frutas frescas como pera, maçã, banana, mexerica, ameixa e, até mesmo, as desidratadas também pode ser uma opção. Se for comer foda, observe a higiene do local e a água utilizada. Se optar por levar a comida de casa, armazene os alimentos em bolsas térmicas com bolsa de gelo artificial para conservar a temperatura por um bom período.