Com um crescimento de 7,7% em 2014
na comparação com o ano de 2013 em consorciados ativos, o segmento
de consórcio encerrou o ano com 6,18 milhões de participantes
ativos, de acordo com dados da Associação Brasileira de
Administradoras de Consórcios (Abac). Este potencial de mercado tem
despertado o interesse de diversos corretores de seguros em
comercializar a venda de cotas.
Estimativas do Embracon, empresa
especializada em consórcio, apontam que o número de corretoras que
procuraram a empresa para também oferecer aos clientes a opção de
vendas de cotas cresceu consideravelmente.
“Com a conjuntura econômica atual,
o setor de consórcios tende a manter um crescimento acima do
Produto Interno Bruto (PIB) em 2015, o que tem despertado muito o
interesse de corretores que podem aumentar seus ganhos, com
comissionamento que varia de 3 a 4%. Ou seja, se ele vender R$ 500
mil em crédito de consórcio no mês, por exemplo, terá um ganho
mensal médio de R$ 15 mil reais”, explica Gabriel Savian, executivo
comercial do Embracon.
Para o executivo, a venda de
consórcio por parte de corretores é viável tanto para eles quanto
para seus clientes. “Trata-se de uma relação de ganhos mútua.
Muitas vezes o cliente já está à procura de um novo investimento ou
um consórcio propriamente e quando descobre que seu corretor de
seguros, um profissional em que confia, trabalha com o produto, tem
ainda mais segurança e interesse em fechar negócio”, argumenta.
Ainda de acordo com Savian, “os
clientes deste corretor são mais receptíveis a venda de cotas, pois
já estão acostumados a fazer cotações e, portanto, de também fazer
comparação entre as linhas de crédito disponíveis para compra de
bens. Paralelo a isso, o sistema de consórcios hoje passa uma
imagem de segurança, tendo uma lei específica que rege seu
funcionamento, com o Banco Central como órgão fiscalizador que
garante o sistema e empresas especializadas no produto”.
O executivo ainda lista algumas
vantagens para o corretor oferecer esta modalidade de negócio. “Por
já ter uma carteira de clientes pré-estabelecida, o corretor tem
boas informações sobre seus potenciais clientes de cotas como tempo
médio de troca de veículo do cliente, tipo de automóvel que compra,
potencial financeiro, entre outros fatores que auxiliam uma
possível venda de consórcios”, finaliza.