Dentro das atribuições da Susep está fomentar o mercado, ou seja, mostrar a sua essência, os produtos que são oferecidos para seus clientes. Porém, quem cria esses produtos é o próprio mercado, com criatividade e experiências externas. E a Susep ajuda ao estimular a criação desses novos produtos, por isso que foi criado o laboratório de novos produtos e negócios.
“Esse laboratório estará diretamente em contato com o superintendente, que conversará com a coordenação geral dos produtos, onde são submetidos os novos produtos, com especialistas do mercado para discutir se o produto é viável ou não”, esclareceu Carlos Gonçalves de Almeida, Analista Técnico da Susep, durante o Seres 2015, que aconteceu nos dias 29 e 30 de janeiro, em São Paulo.
Os novos produtos que estão em pauta, nem sempre foram criados pela Susep, mas são iniciativas que já existem há algum tempo e que agora estão sendo centralizadas no laboratório, como é o caso do seguro de automóvel popular. “Que já está adaptado à lei aprovada e estará em consulta pública em maio”, conta Almeida.
Além desse produto, há o VGBL Saúde, o Universal Life, o microsseguro, somados ao Risco de Longevidade e o Saúde a segundo risco, onde no plano de saúde o segurado poderá escolher uma cobertura específica para sua necessidade.
Ele conta que alguns pontos desses assuntos estão em plena discussão. “Como por exemplo, no microsseguro: será que as normas estão atendendo o mercado? Esperamos formar vários grupos de discussão para viabilizar essas conversas com o mercado de seguros como um todo”, finaliza o Analista Técnico da Susep. (Tany Souza)
Acompanhem a Revista Cobertura no Twitter – www.twitter.com/revcobertura e também no Facebook – Revista Cobertura – Mercado de Seguros