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Sincor-SP questiona matéria publicada pela UOL

Fonte: Sincor-SP Data: 11 fevereiro 2015 Nenhum comentário

O futuro de uma categoria depende de entidades efetivamente atuantes na defesa dos interesses classistas. É assim que o Sincor-SP, diante de reportagem que desrespeita a atuação dos corretores de seguros, trazendo entrevista com declarações tendenciosas a respeito de renovações e vendas online, enviou carta ao presidente do UOL, Luiz Frias, apontando as incoerências do texto e reforçando a missão do Sindicato.

Com o título “Chegou a hora de renovar o seguro do seu carro? Veja 5 dicas de especialistas”, a matéria do UOL destaca depoimento do CEO da corretora online TaCerto.com, João Cardoso, que é sócio da empresa e não é corretor de seguros habilitado.

“O que ele faz é advogar em causa própria, visando alavancar os resultados do seu negócio, mas incorre na infelicidade de atacar a categoria que deveria defender, pois se trata de sócio de corretora pessoa jurídica”, diz o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo.

De acordo com os registros do Sincor-SP, a TaCerto.com tem como administradora técnica a corretora de seguros Silmara Regina Vincre Teixeira, que responde pela operação, mas não tem participação societária. Decorre disso que ela é co-responsável pelo posicionamento na mídia dos porta-vozes da TaCerto.com, de modo que será indagada por esclarecimentos pelo Comitê de Ética do Sincor-SP, em caso que será acompanhado de perto pela diretoria da entidade.

Segue abaixo, na íntegra, o conteúdo da carta do presidente do Sincor-SP ao presidente do UOL:

“Prezado Sr. Luiz Frias, presidente do UOL

Em referência à reportagem “Chegou a hora de renovar o seguro do seu carro? Veja 5 dicas de especialistas”, assinada pela jornalista Alana Freitas, o Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor-SP) quer externar repúdio ao conteúdo reportado aos assinantes do portal no dia 3 de fevereiro, com destaque na home, inserindo a nossa categoria em ambiente bastante desfavorável, sem termos a oportunidade de nos pronunciarmos na ocasião.

Em primeiro lugar, cabe destacar o equívoco do texto ao subestimar o atendimento e compromisso do corretor de seguros com o consumidor, em especial na renovação de seus seguros, sendo verdadeiros facilitadores. Prova disso é a relação longeva que caracteriza a operação clientes x corretores de seguros.

É assim que nos causou indignação a ampla visibilidade concedida ao entrevistado, CEO da TaCerto.com, João Cardoso, cujo depoimento promove um desserviço ao consumidor. De acordo com seu posicionamento, o público é orientando a apenas focar no preço das contratações, por meio de cotações via web, em detrimento da atuação do corretor de seguros, que oferece as melhores coberturas e serviços vitais no bom atendimento aos clientes e na hora efetiva da utilização do produto, ou seja, o sinistro.

A abordagem é tendenciosa e está relacionada diretamente à preocupação com a venda e não compromissada com o bem estar do cliente e de seu patrimônio, contrariando umas das principais características e missão de nossa classe profissional.

Apontamos ainda que o CEO da TaCerto.com, João Cardoso, ao contrário do que foi divulgado na reportagem, não é “corretor” registrado, conforme Lei 4.594/64, que regulamenta a profissão. Como sócio da empresa mencionada, que é uma corretora online, ele defende apenas o próprio negócio, induzindo os leitores a concluírem que compras de seguros pela web são mais vantajosas e podem dispensar a consultoria técnica e humana prestada diuturnamente pelos corretores de seguros devidamente habilitados.

Certos de sua compreensão, estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Forte abraço!

Alexandre Camillo Presidente do Sincor-SP

 

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