Balneário Camboriú é um dos destinos turísticos mais procurados do país. Reforço da tecnologia traz vários benefícios à população.
O policiamento em Balneário Camboriú, um dos destinos turísticos mais procurados do país, que fica em Santa Catarina, ganhou o reforço da tecnologia. Um aplicativo foi instalado nos carros para agilizar o atendimento das ocorrências.
A equipe fica sabendo da ocorrência pelo tablet instalado na viatura. O aplicativo informa o local exato onde os policiais devem chegar.
Em um dos casos, um morador ligou reclamando de um carro abandonado na rua. Ele informou os dados e o aplicativo deu todas as informações do automóvel: se está com licenciamento em dia ou se foi roubado, por exemplo. O mesmo acontece com pessoas. O comprovante é impresso na hora e as informações da ocorrência são enviadas automaticamente para o sistema da Polícia Militar.
Os policiais militares estão acostumados a preencher em uma única ocorrência até 11 formulários. O tempo que eles levam para fazer este trabalho é de, mais ou menos, meia hora, se contar que no final, a equipe precisa ir até o Batalhão repassar todas as informações para o sistema. Com o aplicativo, o tempo reduz para 10 minutos, liberando os profissionais para outras abordagens.
O aplicativo também evita erros durante o preenchimento das informações. “O aplicativo já busca as informações de pessoas e veículos no sistema integrado, no índice de pessoas de sistema integrado, jogando as informações de pessoas e veículos completas para dentro do boletim”, explica o capitão Joamir Campos.
Todas as viaturas de Balneário Camboriú estão equipadas com o kit para utilização do aplicativo, cada um custa, em média, R$ 5 mil.
A Polícia Militar está buscando convênios com os municípios para estender o programa a, pelo menos, metade das cidades catarinenses até o fim deste ano.